TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pedagogia e Pedagogos Para Quê?

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  7.176 Visualizações

Página 1 de 8

        Jéssica Leal Fila

        Capitulo I: O Campo do Conhecimento Pedagógico e a Identidade Profissional do Pedagogo

        O autor José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente.

sua obra “Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?” traz um olhar mais critico sobre a pedagogia e nos cinco capítulos que integram a obra bate intencionalmente na mesma tecla justificando a existência da pedagogia e dos profissionais que a praticam, pedagogos.

        Segundo o autor, nos dias atuais o conceito de educação está sendo cada vez mais ampliado, pois entendemos hoje que educação não ocorre somente na escola, e sim em quase todos os lugares que frequentamos, a qualquer momento estamos sujeitos a aprender algo e não é preciso que um professor que esteja a ensinar. Assim como expressou Carlos Brandão em seu livro O que é educação, em 1981:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educações? Educações. (...) Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a única prática, e o professor profissional não é seu único praticante.”

        A ampliação do conceito de educação não deixou de afetar a Pedagogia que está se disseminando em ambientes variados de maneira formal ou não-formal, a tecnologia também vem colaborando para isso, pois são usadas de ações pedagógicas, na televisão, rádio e principalmente na mídia.

        Para Libâneo, a pedagogia não é apenas processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, antes disso há um significado bem mais globalizante, pois ela é um campo de conhecimentos sobre a educação em sua totalidade e historicidade, e ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Sendo assim o fenômeno educativo apresenta-se expressando interesses sociais em conflito na sociedade. Considerando isto, educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.        

        Capitulo II: Os Significados da Educação, Modalidades de Prática Educativa e a Organização do Sistema Educacional

        O autor relata neste capitulo que desde 1980 há movimentos que sustentam um debate sobre os cursos de Pedagogia e Licenciaturas, e foi significativo na luta pela valorização do profissional da educação. No entanto,  foram conseguidas poucas medidas realmente efetivas de cunho legislativo e operacional, no geral as mudanças ocorridas ficaram apenas restritas a alterações na grade curricular dos cursos, sem grandes avanços.

        Libâneo expõe também uma proposta que apresentou no VI Encontro Nacional da Anfope. Na proposta ele sugeria que as faculdades de educação deveriam oferecer dois cursos dessemelhantes: o de Pedagogia e o de Licenciatura para a formação de professores para todo o ensino fundamental e médio. Esta proposta não chegou a ser votada, e a justificativa foi que ela não se ajustava aos princípios historicamente definidos pelo movimento de reformulação dos cursos de formação de educadores.

        Libâneo aborda também qual a definição de pedagogo:

Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes á pratica educativa em suas várias modalidades e manifestações.  

         Portanto é possível se dizer que a identidade profissional do pedagogo se reconhece pelo campo de investigação e sua atuação nas práticas educativas. Desse modo refere-se ao pedagogo em sentido mais amplo, no entanto ele argumenta que o trabalho pedagógico não se resume ao trabalho escolar docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico.

        Referente as áreas de atuação profissional pedagogo, a modernidade nos mostra uma “sociedade pedagógica”(Beillerot, 1995) termo usado para se referir a diversidade de práticas pedagógicas existentes em nossa sociedade atualmente, essas práticas revelam amplos campos de atuação pedagógica. Após essas indicações, podem-se definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa: escolar e extra-escolar.

         Não se pode imaginar que um curso só de pedagogia possa formar todos os profissionais que atuam nesse campo tão amplo, por isso às vezes alguns profissionais se apelam para os cursos de capacitação que suprem algumas carências.

        

        

        Capitulo III: Os Significados da Educação, Modalidades de Prática Educativa e a Organização do Sistema Educacional

        Neste capitulo o autor procura explicitar o conceito de educação. Aborda as modalidades de educação formal e não-formal, e para finalizá-lo expressa que a prática educativa é o objeto peculiar de estudo da ciência pedagógica, que dá unidade aos aportes das demais ciências da educação.

        Começando pelo conceito de educação o autor cita algumas definições clássicas. Para as concepções mais culturalistas trata-se de uma atividade cultural dirigida a formação do individuo, já para as concepções ambientalistas acreditam que a educação seja toda a força de atuação sobre o individuo para configurar sua conduta as exigências da sociedade. E as definições interacionistas, acreditam que o processo educativo afirma que o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente na interação com o ambiente, implicando a interação entre o sujeito e o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com