TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia, o pedagogo e o fazer pedagógico

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir sob a temática “a pedagogia, o pedagogo e o fazer pedagógico”. Busca compreender um acontecimento mais importante do processo social do nosso tempo que é a ampliação do conceito de educação e a diversificação da ação pedagógica da comunidade. Além disso, a pedagogia como campo de ação e estudo específicos vive hoje, no país, uma grande contradição. Há uma diversidade de práticas educativas e também pedagógica: A pedagogia familiar, pedagogia sindical, pedagogia dos meios de comunicação e a pedagogia dos meios escolares.

O trabalho pedagógico é a metodologia, o modo de ensinar é a produção de conhecimentos que estão relacionadas à pedagogia. O pedagogo é o profissional que atua na prática educativa, em espaços escolares e não escolares, em diversos níveis e modalidades do processo da educação.

Esta produção objetiva o estudo da educação o caminho de ensino e aprendizagem, o sujeito é o ser humano enquanto educando.

DESENVOLVIMENTO

A pedagogia é a ciência que estuda a prática educacional do ensino. Assim, a dissociabilidade entre prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível cientifico com este caráter, o pedagogista e o pedagogo passam a ser de fato e de direito, investidos de uma função reflexiva investigadora e, portanto, científica do processo de aprendizagem.

O educador tem como principal método da educação, a prática de educar, ensinar direcionar a aprendizagem em busca do conhecimento e do saber, ajudando na reflexão das respostas sistematizada do aprendizado.

O professor é o mediador onde as crianças depositam as seguranças dos seus saberes, ao longo dessas instruções o mestre, transmite os conhecimentos pelo qual o indivíduo aprende algo tanto na teórica como na prática, na percepção do homem como um sujeito ativo que transforma o mundo que está em sua volta. Alternar por conceitos, claro e objetivo por parte de professores e alunos.

Pois, o mestre do saber, luta pela qualidade da educação, onde cada educador tem métodos de ensino diversificados, as crianças podem ordenar o conhecimento, conforme os seus interesses, evita-se mostrar o mundo “mau” aos alunos, o universo é apresentado de modo idealizado bonito e colorido, utilizando métodos lúdicos, dinâmicas através da leitura, escrita, recorte, contação de história, materiais concretos, realização de atividades fora da escola.

Assim os alunos se interessam mais pela busca do conhecimento e as aulas tornam-se prazerosas, ricas e criativas envolvendo diálogo entre a turma onde o educador pode está iniciando o prazer e gosto de pesquisar, estudar. Com realização de aulas prática os alunos possam ver tudo que foi dito na teoria, com isso o ensino se torna melhor. O mestre usa método pedagógico, voltado pela faixa etária dos alunos vendo a forma de falar, transmitir na linguagem simples voltada para vida e cotidiano deles.

O mestre do saber assume a diretividade a intervenção, deve ser mediador do diálogo do aluno com o conhecimento e não o seu obstáculo,o professor não se faz um, igual ao aluno, assume a diferença, se inicia um caminho, facilitando condições para a atualização e uso pleno das competências pessoais do caminho de cada aluno, deve ser elemento facilitador desse desenvolvimento. Essa elaboração destaca das atividades do professor: Compreensão, atenção, empatia, carinho, genuinidade, confiança no ser humano.

O campo didático é onde os educadores investigam os fundamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com