TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Pedagogia Unopar

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]



[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

SUMARIO

1. MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.        4

2. EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA.        6

3. IDÉIAS SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUÉ A PEDAGOGIA.         7

3.a        IDÉIAS SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUÉ A PEDAGOGIA: PARTE I        7

3.a        IDÉIAS SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUÉ A PEDAGOGIA: PARTE II        7 


  1. MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.

Oi, meu nome é Vanessa e vou contar um pouco da minha história.

Sendo a irmã mais nova de uma família de seis irmãos, lembro-me bem que ficava muito ansiosa e com muita vontade de ir para a escola. Muito impaciente, ficava sempre questionando por que os meus irmãos iam e eu não. Minha mãe, diante da minha curiosidade, começou a me alfabetizar em casa utilizando as antigas “cartilhas”, passávamos muito tempo durante o dia estudando e antes dos seis anos de idade eu já conhecia o alfabeto e os números. Isso fez com aguçasse mais ainda a minha vontade em frequentar a escola e as expectativas só aumentavam.

Enfim, chegou a minha vez, pela primeira vez eu ia à escola, quando meu pai chegou em casa trazendo meu material e uniforme, fiz a maior festa e me distrai durante um tempão olhando para eles. E no grande dia, me arrumei, coloquei o uniforme e me senti tão importante que não disfarçava minha alegria, e cheia de expectativas cheguei à escola acompanhada pela minha mãe.

Já nas dependências da escola, me levaram ate a professora, Dona Marta, tão doce e paciente que me conquistou no primeiro instante. Após a chegada de todos os alunos, fomos conhecer a sala. Uma sala não muito grande com mesas e cadeiras pequenas do nosso tamanho, muito legal descobrir que nem todas as mesas eram altas como as que temos em casa.

Nossa turma do “pré” não era muito grande, éramos por volta de 15 alunos e rapidamente nos tornamos muito unidos. Devido a paciência, carinho, eficiência e bom empenho da professora, em pouco tempo já estávamos bem adiantados.

Era sempre muito prazeroso ir para a escola, o primeiro contato e o 1º ano estudado – o “Pré” – foram muito tranquilos facilitando assim o aprendizado e desenvolvendo ainda mais o gosto pela escola fazendo com que refletisse até nos anos seguintes.

Já na 1ª série, com a mesma turma do ano anterior, iniciamos o ano letivo com a professora Ademilde. Essa era mais rígida e firme, mas a turma também estava mais agitada. Mesmo assim conseguiu desenvolver um excelente trabalho o que foi notavelmente percebido pela vontade e satisfação em aprender de toda a turma. Sempre muito unidos, brincávamos muito nos intervalos e as vezes ate em sala de aula. Dividíamos lanches, materiais e nossas experiências que naquela época não eram muitas.

Na escola, eram realizadas algumas festas comemorativas e homenagens como festa junina, dia das mães e dia dos pais lembra-me ter participado de todas. Passávamos um tempão ensaiando danças, poesias e musicas para apresentar. Era muito divertido, gostava muito. Doces lembranças.

Em casa, sempre brincava de escolinha com as amigas e até as bonecas, vivia imitando as professoras e o mais interessante é que eu era sempre uma “professorinha muito brava”. Divertia-me muito fazendo isso.

Vieram os outros anos com suas séries respectivas. As professoras Dona Lili, Isaura, Vânia, Gislene, Dona Pequitita, a diretora Dona Beth, a supervisora Dona Sonia, todas de extrema importância para o meu aprendizado e desenvolvimento, contribuíram muito para a minha formação pessoal, ajudaram na educação, senso de responsabilidade, organização e ética.

Tenho muito a agradecer a estas pessoas que não simplesmente passaram pela minha vida, mas também deixaram muito do bom que tinham para oferecer.

Ainda na infância, lembro-me com clareza das participações em homenagens na Igreja, teatros, encenações e coroações. Tinha prazer em participar sempre que era convidada e fazia com muita dedicação.

Em casa, sempre brincava com as outras crianças que moravam perto da minha casa, era uma turma grande, nos divertíamos muito. A brincadeira que mais gostávamos era esconde-esconde, mas também brincávamos de “rouba-bandeira”, “pega-pega”, vôlei, peteca e várias outras. Aos domingos, nós meninas costumavam nos reunir em alguma casa para brincar de “comidinha”, era bom demais, agente decidia um cardápio e dividia os ingredientes para cada uma levar um pouco, com a ajuda de algum adulto, montava com tijolos um “fogão a lenha” pequeno e nele agente cozinhava o nosso próprio almoço, sempre muito saboroso. Os meninos ficavam esperando ficar pronto para eles poderem comer também. Era muita diversão.

Outra coisa que sempre fazia, era ir ao clube com meu pai. A tarde quando ele estava em casa e o dia estava quente, sempre me levava e nos aproveitávamos muito a piscina e a sauna, esta parte já me faz sentir um pouco triste ao lembrá-lo com muita saudade pois já não está mais entre nós.

Muito bom fazer este relato, quantas coisas pude reviver ao escrever estas palavras, senti emoções como se estivesse voltado no tempo. Faço questão de expor a minha grande satisfação com esta produção.


  1. EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA.

Quando eu fazia o antigo 1º grau, ficava me preparando para cursar o 2º que na época eram os técnicos. Sempre gostei da escola e em casa sempre imitava as professoras brincando de escolinha. O tempo foi passando e fui percebendo que era uma coisa que eu gostava e assim acabei me decidindo fazer o técnico em Magistério. Porém quando faltava apenas um ano para eu passar do 1º para o 2º grau, veio a mudança do governo acabando com os técnicos e passando para o ensino médio sendo este a única opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com