TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia e modernidade: o presente eo futuro da escola

Resenha: Pedagogia e modernidade: o presente eo futuro da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 5

Pedagogia e modernidade: Presente e futuro da escola

Libâneo inicia o capítulo com suas considerações abordando a discussão do papel da educação ante as novas das realidadeseconômicas, políticas e culturais e das novas tarefas da escola, fazendo alguns questionamentos sobre a educação brasileira, mencionando assim seus estudos ao longo de dez anos sobre o âmbito da teoria críticada educação a que denomina-se Pedagogia Crítico-Social. O referente capítulo o autor apresenta uma posição sobre a Pedagogia apontando sobre seu ponto de vista os problemas que área enfrenta,definindo a pedagogia como teoria e a prática da educação sendo assim uma ciência da formação humana. O capítulo menciona a “crise” da Pedagogia como ciência geral da educação perdendo prestígio e espaçocertificando-se que a Pedagogia tem suas vulnerabilidades em vários aspectos: na determinação da especificidade do seu saber, no reconhecimento social do seu campo profissional ( ou seja desvalorizaçãodo profissional de educação ), no grau de desempenho e eficiência das instituições e dos educadores.

Libâneo ao decorrer do capítulo situa a Pedagogia escolar no embate entre o pensamento moderno epós-moderno onde destaca o atrelamento do discurso pedagógico corrente à visão iluminista da educação, avaliando possibilidades de incorporação de temas da pós-modernidade e buscando práticaspedagógicas alternativas. Utilizando alguns autores ele sintetiza a sua maneira as características da condição pós-modernista do ponto de vista filosófico, econômico, político, e cultural e fazendoquestionamentos o autor destaca a rejeição das grandes narrativas e das explicações totalizantes da realidade sejam liberais ou progressistas.

O autor termina o expondo suas ideias sobre pensar a escola nocontexto das transformações correntes na nossa sociedade: como as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, o sistema público de ensino – federal, estadual ou municipal onde nesse...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com