TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDEB: O que uma nova profisssional de pedagogia deve saber sobre a escola e o FUNDEB

Por:   •  21/12/2016  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Vou passar as informações necessárias para que você como uma nova profissional de pedagogia deve saber sobre a escola e o FUNDEB. O FUNDEB é uma iniciativa de âmbito Federal, valoriza os profissionais de Educação e fornece recursos para todas as etapas da educação básica, desde creches,pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio até a educação de jovens e adultos. Esse fundo entrou em vigor em janeiro de 2007 e deve se estender até 2020. Isso é um importante compromisso da união com a nossa educação, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos Federais. Além disso materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas de jovens e adultos. O FUNDEB é distribuído por cada Estado com seu próprio fundo, levando em conta o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de educação básica.

Esse método serve para distribuir melhor esses recursos pelo país, pois leva em consideração o tamanho das redes de ensino,quanto maior o número de alunos maior os recursos destinados. Os recursos do FUNDEB devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica do ensino público, observando que a atuação prioritária dos Estados e municípios conforme estabelecidos nos 2º e 3º do artigo 211 da constituição federal, sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinados anualmente à remuneração dos profissionais do magistério ( professores, direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional).

Um dos objetivos do FUNDEB é distribuir de forma igualitária os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões. Administrar os recursos financeiros de uma escola não é tarefa fácil, é preciso avaliar muito bem onde aplicá-los de forma que tenham reflexos na qualidade de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para isso o planejamento de gastos deve estar em linha com o projeto político- pedagógico. Para fazer esse dinheiro render os gestores devem pensar em soluções alternativas e compartilha-las com a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com