TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil De Cargos

Tese: Perfil De Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Tese  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

1. Perfil do cargo

De fundamental importância visto que possibilita a empresa ter condições de verificar o perfil ideal do ocupante do cargo, além de permitir que seja estabelecida uma política salarial adequada. Perfil do cargo é o detalhamento e a descrição das atribuições, responsabilidades, requisitos, competências, habilidades, relacionamentos envolvidos e o ambiente no qual o cargo está inserido. Ao se definir os pré-requisitos comportamentais ideais para o cargo, você estará em uma posição privilegiada para tomar decisões mais claras acerca de quais candidatos se ajustam melhor à função para qual está recrutando. Além disso, com os funcionários certos, nos cargos certos, você terá maior nível de satisfação no emprego e poderá realmente obter o melhor de seu pessoal. Isso significa que evitará rotatividade de funcionários, desenvolverá as pessoas certas para as funções certas e reduzirá a probabilidade de se cometer erros na hora do recrutamento.

2. Recrutamento externo e interno

O recrutamento externo renova e enriquece os recursos humanos da organização; aproveita os investimentos em preparação e desenvolvimento de pessoais efetuados por outras empresas; promove criatividade e inovação com ideias vindas de fora. Porém é um processo mais demorado que o recrutamento interno, é mais caro que o recrutamento externo, exigindo despesas imediatas como, anúncios, agência de recrutamento, entrevistas, etc.; em princípio, é menos seguro que o recrutamento interno, pois os candidatos externos são desconhecidos, pode reduzir as vagas e as oportunidades dentro da empresa, frustrando o pessoal interno quanto a promoções nos cargos das pessoas; geralmente afeta a política salarial da empresa. Já o recrutamento interno acontece quando surge uma vaga na organização, e esta procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser transferidos, promovidos, ou as duas coisas. Proporciona também algumas vantagens como motivação e ganho de tempo, o empregado podendo ser transferido ou promovido de imediato evita as demoras do recrutamento externo, como, expectativa na resposta de um anúncio, demora natural de um processo de admissão, exame médico admissional etc. Por fim as desvantagens, que depois da capacitação/treinamento do empregado, corre-se o risco de perdê-lo para outras empresas. Além disso, em alguns casos, os chefes preferem não transferir um profissional já treinado para uma posição onde será novamente treinado e substituído por outro que ainda deverá ser treinado.

3. Entrevista

A entrevista é um meio para se conhecer bem o candidato. É uma ferramenta bastante útil, mas se aplicada sem um objetivo, pode ter seus resultados distorcidos, não deve ser improvisada. É importante que o entrevistador se informe a respeito dos requisitos necessários para o cargo que se pretende preencher e das características essenciais dos candidatos. Essas informações são vitais para que o entrevistador possa, com relativa precisão, verificar a adequação dos requisitos necessários ao cargo e características pessoais do candidato.

4. Análise

Fazer uma analise utilizando critérios como já definidos no perfil do cargo, habilidades e competências para a função, ou melhor, a quantidade de conhecimentos necessários são condições indispensáveis para aprovar ou não um candidato. Depois, o intuitivo justifica o imponderável, conforme explica. Isabel, que resume da seguinte forma o que se deve levar em conta numa análise de candidato: habilidades, conhecimentos, empatia, conjunto de valores pessoais, disponibilidade, otimismo, flexibilidade e paixão pelo que se faz.

5. Igualdade

Sem deixar que idade, religião, opção sexual, raça interfiram na escolha de um candidato em relação a outro. Levando em conta todo o currículo profissional do candidato, suas experiências, formações. Opte pelos candidatos que demonstrem independente de idade, sexo e etc., interesse em aprender algo novo e de se adaptar as mudanças do cotidiano.

6. Experiência

Analisar o cargo que se deseja ocupar e checar o grau de importância que se necessita de experiência ou se é possível à contratação de um iniciante no mercado de trabalho. Existem pessoas que iniciam no ramo em ter muito conhecimento da área, mas por fim acabam conseguindo uma rápida adaptação à empresa e aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com