TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria de RH: Perfil e personalidade indicados para cargos de liderança

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO 

José Wilson de Jesus Vieira

AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA

Consultoria de RH: Perfil e personalidade indicados para cargos de liderança

SALVADOR

2017

José Wilson de Jesus Vieira

AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA

Consultoria de RH: Perfil e personalidade indicados para cargos de liderança

Trabalho da disciplina Teorias da Personalidade apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Unijorge como requisito parcial de avaliação da unidade

Orientador: Maria Cristina V. Goulart

SALVADOR

2017

RELEVÂNCIA DO ESTUDO DA PERSONALIDADE

A relevância do estudo da personalidade no processo de recrutamento e seleção se dá porque a Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento. Através dela podemos evidenciar características que diferenciam os indivíduos nos mais diversos ambientes que ele for exposto afinal a formação da personalidade humana é algo gradual, complexo e único de cada individuo. Saber medir o diferencial de cada pessoa pode ser muito útil para a empresa explorar a capacidade de um colaborador no seu nível mais intrínseco de atuação trazendo resultados muito mais eficazes.

PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA CARGOS DE LIDERANÇA

Não basta para uma empresa ter um profissional apenas técnico, que saiba muito da área profissional e não saiba lidar com pessoas. Toda equipe precisa de um líder, de um gestor que os motive e os faça gerar resultados num mesmo sentido.

A importância de se escolher um líder com capacidade de gerir é que imprescindível pois ele é o responsável por gerenciar as capacidades de cada um, motivar o pessoal a trabalhar por um objetivo em comum e integrar as atividades que são realizadas separadamente com isso faz com que a empresa conquiste bons resultados. Liderar não depende apenas de habilidades e competências técnicas, saber se colocar diante das situações e gerenciar conflitos são indispensáveis para o sucesso da empresa.

É importante traçar o perfil comportamental para selecionar uma vaga de liderança, pois ainda que a pessoa conheça muito da área de atuação a personalidade pode influenciar muito no modo de gerir pessoas. Conforme cada escola da psicologia aprendemos que há diferentes formas de avaliar o ser humano segundo suas ramificações fazendo abordagens especificas, a perspectiva Biológica por exemplo age de acordo ao estudo do cérebro, a  Behaviorista descreve o comportamento humano baseado em estimulo e resposta, e a perspectiva de aprendizagem  acredita que o ser humano aprende baseado em condicionamento operante. Além dessas teorias existem diversas formas que pode ser utilizadas no ramo do recrutamento para melhor classificar o perfil de um individuo. Provavelmente o que aconteceu no caso exposto, onde srº Kinon Aimazaki escolheu um profissional para gestão com base nos conhecimentos técnicos que a mesma tinha da área que atuava sendo que o ideal era fazer uma analise de perfil pois cada pessoa terá um perfil que será compatível com determinado cargo, Mirela era uma boa profissional técnica mas seu perfil de personalidade não cabia para a gestão de pessoas e causou muitos conflitos entre os colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com