TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA RH: PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA CARGOS DE LIDERANÇA

Por:   •  22/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]     UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

 MATÉRIA: TEORIAS DA PERSONALIDADE

                     ALUNA: JUCELY BASTOS MACIEL

                     MATRÍCULA: 20191302994

                     PROFESSOR: BARBARA CARISSIMI

                                                   

RIO DE JANEIRO

09/06/2019            

CONSULTORIA RH: PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA  CARGOS DE LIDERANÇA

Contar com um bom líder é imprescindível para o sucesso de qualquer equipe. É ele quem conduz os colegas ao melhor caminho para um bom desempenho profissional, visando o crescimento de cada um e da empresa como um todo. Comprometimento, responsabilidade e visão de futuro são alguns dos atributos fundamentais esperados desse colaborador.

Ao analisar o cenário apresentado identifiquei que a Mirella não possui um perfil de um líder. Sabemos que nem sempre um profissional que desempenha bem o seu trabalho é a pessoa mais indicada para assumir cargo de liderança. Apesar de boa profissional, Mirella quando colocada em uma posição de líder, não desempenhou um bom trabalho, pois afinal não tinha a mínima idéia de liderar pessoas, sua vida sempre foi restrita, sem interações sociais, mas comprou a idéia.

Relevância da personalidade no processo de Recrutamento e Seleção A personalidade é formada pelas características de uma pessoa que influenciam seu modo de pensar e agir e influenciam diretamente nas relações entre os colaboradores de uma empresa. Identificar o tipo de personalidade de um indivíduo no processo de recrutamento e seleção é o primeiro passo para entender a melhor forma de se comunicar com ele nas diversas situações que possam vir surgir no dia-dia. As análises de perfil pessoal contribuem para que as empresas avaliem melhor seus candidatos e para que consigam encontrá-lo mais facilmente dentro de um processo seletivo. E também é conseguir adequar as características de um profissional a um cargo específico e redirecionar para funções que sejam condizentes com suas habilidades.

Mirella foi promovida por conta de suas habilidades técnicas e depois foi visto que a mesma não se enquadrava no perfil de liderança. Faltou comunicação, motivação e proximidade para impulsioná-los a trabalharem de forma proativa e dedicada, a fim de alcançarem os melhores resultados. Ao invés de motivá-los Mirella colocou os colaboradores á situações humilhantes, constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício, e isso fez com que muitos faltassem ao trabalho e conseqüentemente os resultados da empresa caíssem pela metade.

Quanto ao erro do japonês Kinon Aimazaki,  foi ter ignorado as recomendações da gerente de RH, onde a mesma disse que não teria como indicar, porque era uma vaga complexa e que valeria a pena abrir uma seleção interna. Segundo, de não ter aplicado um teste de personalidade para poder identificar seus pontos fortes e fracos, sua motivação e sua ambição.

Para que a organização tenha um desempenho bastante positivo, é indispensável que ela conte com bons líderes. E, saber liderar, não é simplesmente saber dar ordens. Exercer uma boa liderança é trabalhar em prol do desenvolvimento da companhia e das pessoas que compõem a equipe. Um líder de verdade inspira os colaboradores, apresentando um comportamento que serve de exemplo para todos e definindo metas possíveis de serem atingidas com a ajuda das habilidades de cada profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com