TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas Teóricas Do Comportamento Organizacional

Tese: Perspectivas Teóricas Do Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Tópicos em Comportamento Social – Prova 1

O ser humano tem necessidade diária de crescimento e aprendizagem, no âmbito da racionalidade instrumental podemos subdividir essa “ação” de aprendizagem em dois tópicos: substantiva e instrumental.

Enquanto a racionalidade substantiva visa a realização pessoal, acréscimo de valores e autonomia, a instrumental tem processos mais operacionais, ações orientadas e normas. Essas se completam e coexistem em uma organização.

Essa racionalidade tem como raiz do processo os valores, tanto de um líder (aplicador do conhecimento) como do subordinado (recebedor do conteúdo). Os valores são a cultura, suas características intangíveis, o jeito de se pensar e regem o modo de agir do homem. A variação de valores é o que predominantemente muda as táticas de motivação, aplicações de métodos de aprendizagem e definem, hierarquicamente, a capacidade de um líder.

Há duas visões de formação de um líder, a baseada nos traços e na via comportamental, a primeira define a liderança como um dom, ou seja, a pessoa já nasce um líder, todavia, a segunda visão potencializa as ações cotidianas de um líder para assim defini-lo.

O que diferencia o líder é seu tipo de prática. A aplicação da linguística é um elemento essencial na organização, pois a liderança é coletiva e comunicativa. O líder deve ser motivador e passar confiança de suas ações para quem está abaixo dele. Através destes, observa-se a aprendizagem de seus liderados.

O individuo está em constante aprendizagem e desde o início de sua existência. Essa pode ser absorvida de várias formas. Cabe ao líder motivar e moldar sua aplicação de conhecimento de acordo com as suas experiências e teorias da aprendizagem. São essas as três principais: transformadora, pela experiência e auto direcionada. Transformadora e auto direcionada diferenciam-se pela forma de aplicação, uma surge da solução de seus problemas cotidianos, a outra é individual e de responsabilidade específica. A pela experiência leva em conta a vivência anterior.

Quando um líder motiva e aplica seu conhecimento no tipo de aprendizagem certa, atinge-se satisfação no trabalho, que gera auto realização e maior comprometimento. Há vários tipos de características de um líder, tem-se o líder de cunho democrático, que atribui confiança e crê na criatividade do liderado se ele for bem estimulado. Por outro lado, vê-se o autocrático, que acredita que o empregado não produz se não for controlado e tem como método de ensino a repressão. A liderança é a capacidade de fazer alianças. Diante disso, pode-se também diferencia-los por uma liderança de pessoas e uma liderança de tarefas.

Os estudos da motivação não possuem bases científicas, ela é orientada pelo objetivo e busca soluções para melhorar o trabalho, a satisfação e a auto realização do individuo ou de um grupo.

Diante do exposto, a necessidade de aprendizagem do ser humano ocorre, pois visamos melhores cargos, condições e desenvolvimento. Assim, o líder e a organização direcionam a aprendizagem e motivam seus empregados com melhores salários, posições e recompensas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com