TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Em Serviço Social

Dissertações: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO – IRECE

CURSO - SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA – PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Componentes:

Marta Líbia Francisca de Oliveira RA: 366452

Nilce Gomes Fernandes RA: 355205

Rosimere da Silva Ferreira RA: 374807

Quivia Brandão Santos RA: 395444

Tutor Presencial: Adriana Dourado

Tutor a Distância: Edilene Xavier Rocha Garcia

IRECÊ BA 20/09/2014

Introdução

A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões na área social a adquirir um estatuto profissional regulamentada pela Lei Federal 3.252\57, que expressava uma concepção conservadora da profissão. Os códigos de ética de 1965 e 1975 tinham essa mesma perspectiva. No final da década de 1970, com a intensificação das lutas das classes trabalhadoras em torno da democratização do país, definiam-se também grandes mudanças para as atividades da categoria, aliadas ás lutas sociais em curso. Nesse contexto, os conselhos passaram a questionar sua função meramente burocrática, repensando seu aparato disciplinador, preocupando-se com as demanda oriundo do cotidiano profissional e da sociedade brasileira. Esses conselhos fiscalizam a profissão de Assistente Social em todo o território, bem como representa os interesses gerais e individuais dos Assistentes Sociais no cumprimento da lei.

Criação dos Conselhos de Fiscalização

Foi a partir dos anos de 1950 que seu a criação e funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões no Brasil com a regulamentação feita pelo Estado ás profissões considerados liberais. O Serviço Social, por ser regulamentado como uma profissão liberal traz a necessidade de regulação do seu exercício profissional por meio dos conselhos.

Embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei Nº 3252 de 27 de agosto de 1957, somente 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 – Conselho Federal e Regional de Serviço Social.

O conjunto CFESS E CRESS, tem como atribuição fundamental a fiscalização do exercício profissional do Assistente Social e trabalha de forma democrática e articulada. A atividade de fiscalização passou por processo de ampliação e renovação da sua concepção, pois deixou de ter um caráter simplesmente disciplinador, adquirindo uma dimensão político-pedagógica que demonstra o compromisso da categoria com a qualidade dos serviços prestados, para evidenciar compromissos coletivos e públicos com as demandas sociais, principalmente no que se refere á preocupação com a qualidade dos serviços prestados.

Movimento de Reconceituação

O movimento de Reconceituação vai surgindo aos poucos em toda a América Latina em 1930 até a segunda metade de 1960, mos países com desigualdades sociais. Esse processo de renovação ocorreu na crise do Serviço Social tradicional, que levou ao movimento de Reconceituação do Serviço Social latino. Foi impulsionado e fortalecido pelos acontecimentos econômicos, sociais, políticos e culturais da década de 1960. Esse movimento consistia na busca da construção de um serviço social latino-americano recusa da importação de teorias e métodos alheios a história e a afirmação do compromisso com as lutas dos oprimidos.

Neste contexto podemos afirmar que o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina constitui-se numa expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador, e na possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas ás demandas de classe trabalhadora.

O Brasil foi influenciado pelo movimento na América Latina, mas no país foi diferente, essa ruptura não acontece de imediato, mas tenta se concretizar por um processo de construção, a partir de questionamentos e reflexões críticas acerca do conteúdo teórico-metodológico da prática profissional, perante as especificidades do contexto social no qual se inscreve. A reflexão profissional se desenvolve em três direções: a perspectiva modernizadora, a perspectiva da intenção de ruptura, sendo assim o inicia da renovação do Serviço Social brasileiro.

Lei 8.662 de 07 de junho de 1993

A Lei Nº 8.662 de 07 de junho de 1993, dispõe sobre a competência e as atribuições privativas do Assistente Social, bem como sobre a competência dos conselhos regionais e do conselho federal de Serviço Social. A prática do Assistente Social é norteada pelos princípios fundamentais do código de ética profissional.

Alguns pilares de ação do Assistente Social: planejar, elaborar, coordenar, orientar e avaliar, está presentes em quase todos os artigos e especificam bem a metodologia de trabalho do Assistente Social.

Resolução CFESS N º 569 de 25 de março de 2010

De acordo com a resolução 569\2010 de 25 de março de 2010 o CFESS incorpora a vedação da realização de terapias associadas ao título e ou/ exercício profissional do Assistente Social, esta é uma conquista importante e coletiva da categoria profissional, foi produto de um esforço teórico-metodológico e ético-político para encontrar atribuições e competências no exercício profissional e de acordo com o grupo foi apontado alguns pontos de relevância nesse trabalho:

1- O registro histórico demonstra que em vários processos de discussão ao longo de vários anos realizadas pela categoria foi intenso e democrático fazendo assim com que essa resolução publicada esse sentido no verdadeiro exercício da formação profissional, foi discutida respeitosamente embora nem sempre o consenso tenha sido detido diante das polêmicas que envolvem a questão.

E explicar as competências de cada profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com