TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Em Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas.

No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “ou cientistas verificam que”.Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.

Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.

Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto.

Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentasteóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada.

Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas afim de inteirar-se sobre as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização de conhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica” LAKATOS (2012), observando os principais pontos.

Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados para assim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo.

Segue as etapas realizadas:

Apresenta uma Síntese da família na perspectiva sócio histórica, mostrando as suas funções sociais, a sua relação com o Estado, a comunidade e com ela mesma, e os diversos conceitosque estão atualmente vinculados a ela e a efetivação ou não da função social.

Afirma que a família é uma construção social, uma instituição social, e que é preciso uma visão crítica para compreendê-la desnaturalizando-a e analisando a família na perspectiva sócio-histórica, refere-se as mudanças de tempo e espaço.

Explana aspectos da exclusão social como: discriminação, preconceito e abandono dirigidos, a um segmento etário, a moradores de um local (país, cidade, bairro), aos portadores de deficiência, a uma determinada etnia, gênero, a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e outros.

Explica a participação do assistente social que tem o papel de mediador entre os sujeitos e a coletividade, vincula o privado e o público, seus membros com o Estado e além disso a família se caracteriza como um espaço contraditório, onde a convivência é marcada por conflitos e desigualdades.

O texto aborda, sobre a função social da família, e a função e atuação do serviço social nessa demanda. Observa-se que o conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo. Logo, a família é vista como uma consequência do tempo e da sociedade onde estão inseridas.

Observa-se que a instituição familiar tem sofrido exclusões sociais devido a vários fatores como o capitalismo, etnia, deficiência física entre outros. Essas questões sociais servem como a matéria prima do serviço social. Os assistentes sociais têm a desafiadora função de servir de mediador entre o indivíduo dentro da família e a sociedade.

O assistente social deve dar às famílias a autoestima mostrando que os indivíduos são importantes e que fazem parte de uma sociedade, e que têm direitos e deveres dentro da mesma, garantindo que sejam cumpridos em sua plenitude.

O trabalho de assistência social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos, de toda natureza seja ela de cor, de raça, de orientação sexual, de classe social, entre outros, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Nas diversidades do mundo capitalista do século XXI, onde a rotina frenética, muitas vezes submete as pessoas ao que chamamos de vulnerabilidade social, entra a “missão” dos assistentes sociais, que é garantir os direitos da família e seus membros, buscando a proteção destes bem como a sua emancipação.

Para elaboração do projeto, foram feitas leituras e pesquisas de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica em Serviço Social, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados, refletindo e debatendo em grupo com base nasexperiências profissionais e no curso de graduação. Compreendendo a leitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar as demandas e questões sociais que se apresentam.

A proposição do tema teve por base a compreensão de GIL (2011), de que a formulação de um problema é o primeiro passo a ser dado numa pesquisa cientifica; ou seja, é um questionamento de algo relevante a ser desenvolvido em um Projeto de Pesquisa. O grupo buscou problemáticas conhecidas do campo de atuação do profissional de Serviço Social, afim de propor meios para o enfrentamento da questão social.

Observa-se que o conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo. Logo, a família é vista como uma consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com