TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa científica

Por:   •  21/5/2015  •  Abstract  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

As classificações da pesquisa científica

Embora existam diversas maneiras de classificar as pesquisas científicas, podemos citar algumas principais considerando a sua utilização e relevância.

Na sua forma fundamental, a pesquisa pode ser dividida em:

Pesquisa básica: Tem como objetivo produzir conhecimentos que contribuam em alguma área do conhecimento (Ciência), podendo tratar de assuntos gerais desde que sejam fatos reais. Como o intuito desse tipo de pesquisa é apenas gerar conhecimento, não necessita ter uma aplicação prática.


Pesquisa aplicada: Tem como objetivo produzir conhecimentos para realizar aplicação prática. Ou seja, o conhecimento obtido será utilizado para resolver um problema específico e de interesse local.

Classificação de acordo com forma de lidar com o problema:

Pesquisa quantitativa: Trata as informações coletadas através da análise das quantidades, ou seja, numérica, portanto irá utilizar métodos estatísticos como: porcentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc., para obter os dados quantitativos.

Pesquisa qualitativa: Trata as informações de modo mais analítico, investigando o contexto social e as relações entre o meio e os indivíduos. Esse tipo de pesquisa tenta diminuir a distância entre os a teoria dos dados e a realidade que é mais complexa e subjetiva. Sendo assim, aqui há uma maior preocupação em interpretar os dados obtidos de todos os aspectos possíveis.

Classificação de acordo com os objetivos da pesquisa:

Pesquisa exploratória: Tem como objetivo esclarecer o problema a ser pesquisado e definir os objetivos da pesquisa, tornando-a mais precisa e mais compreensível. É uma pesquisa que envolve levantamentos bibliográficos e entrevistas, buscando uma visão mais ampla do problema a ser investigado, o que geralmente ocorre quando há uma escassez de dados ou uma grande complexidade sobre o objeto de pesquisa.

Pesquisa descritiva: Neste tipo de pesquisa objetivo principal é coletar dados textuais que descrevam as características do objeto de pesquisa. Um exemplo de pesquisas descritivas sãos as realizadas pelo IGBE, que faz uso de questionários para a coleta de informações padronizadas.


Pesquisa explicativa: Busca determinar os motivos pelo quais determinados fenômenos ocorrem - Quais fatores contribuem ou determinam tais fenômenos, de forma a explicar o motivo por trás dos mesmos. Nas ciências naturais, uma pesquisa explicativa precisa apresentar provas observacionais (Empíricas), enquanto nas ciências sociais são necessários dados observacionais.

Classificação de acordo com os procedimentos utilizados:

Pesquisa bibliográfica: Utiliza materiais já publicados para coleta de dados, como livros, artigos e atualmente, a internet.

Pesquisa documental: Examina materiais que ainda não foram analisados ou que podem receber uma interpretação ou uma interpretação complementar. Portanto diferencia-se da pesquisa bibliográfica devido ás características da fonte de estudo.

Pesquisa experimental: Expões o objeto de pesquisa a situações e variáveis e define a influencia das mesmas sobre o objeto, visando comprovar um determinado fenômeno do modo empírico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com