TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de campo

Por:   •  21/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

ANEXOS

2. DESCRIÇÃO MINUCIOSA DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, INCLUINDO DISCUSSÃO SOBRE A SALA DE AULA, O PROJETO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DA ESCOLA.

2.1 HISTÓRICOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

A rede Federal de Educação Profissional - inicia em 1906 com o nome Escola de Aprendizes e Artífices e após um século, em 2006, entra em Trâmite um projeto de lei na câmara Federal para a criação de uma Escola Técnica Federal do estado do Acre. Através da Portaria 1065, designa –se ao CEFET-AM (centro de educação federal do Amazonas) a missão de implantar essa escola. Em 28 de março de 2008, no auditório do SEBRAE ocorreu a primeira audiência para instruir uma Escola Federal em Rio Branco, em duas Unidades Avançada uma em Cruzeiro do Sul outra em Sena Madureira, Neste mesmo ano os terrenos para abrigar essas unidades foram doadas e o CEFET/AM licita as obras.

Neste mesmo ano, em 29 de dezembro, apesar desta Escola somente existir no “papel”, publicou-se a Lei 11.892 e estabelece – se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do – Acre – IFAC, o que gerou a autonomia detrimento da administração amazonense. No Dia 17 de dezembro 2009, nomeou – se o primeiro reitor pro tempore. Os servidores compunham por oriundos de outros estados e outros colaboradores indicados pelo governo do estado do Acre. Em 2010, o instituto inicia as atividades, domiciliadas provisoriamente a Reitoria em duas salas no Anexo da biblioteca na Universidade Federal do Acre, onde se promoveram os primeiros processos seletivos de ingressos discentes, e concursos públicos para docentes e administrativos.

         Em junho de 2010 ocorre a posse coletiva dos primeiros servidores convencionados a data como aniversário do Instituto. Eram 4 campi_ Rio Branco Cruzeiro do Sul , Sena Madureira e Xapuri . No final de junho de 2010 ofertando apenas curso técnico nas modalidades presenciais subsequentes (ou pós-médio) e PROEJA ( educação de jovens e adultos integrado ao médio ) e superiores em licenciatura e tecnológicos . Dos 400 discentes, em cursos presencias e a distância, de ensino médio e integrado para publico regular ou jovem e adulto, ensino superior contemplado licenciaturas e tecnológicos; pós-graduações; e mais de 15 mil certificações em modalidade de formação inicial e continua.

        Os institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei (...). Assim é que se oferecem cursos de formação básica de ensino médio com habilitação profissionalizante adequada principalmente as especificidades regionais de cada estado.

         Também educação de caráter a distância ou para sujeitos em faixas etária divergente do ensino regular. E a educação de aprimoramento profissional modalidade subseqüente ao ensino médio, a fim de capacitar ainda mais a formação básica ou técnica profissional, tornada o profissional um exposto em cuja formação especifica, ou paralelo ampliando o leque de conhecimento e habilitações. Os currículos adequados ao disposto nos cadastros Nacionais de cursos.

CAMPUS TARAUACÁ

 A regional Tarauacá Envira abrange os municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão. Em 2013 esta região foi contemplada com implantação de uma Unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC. Os campi atendem uma região que compreende municípios, de modo que os mais pujantes se tornem polo para os demais, assim é que o campus Tarauacá, o mais recente torna - se o polo para as cidades de Feijó e Jordão.

A localidade do prédio na rodovia BR 364, entre as duas rotatórias de acesso ao município. E um prédio que oferece uma infraestrutura moderna. Ainda há uma segunda etapa do projeto. A unidade campus Tarauacá planejada em dois pavimentos: piso inferior  e superior . O piso superior compreende 10 salas, dois laboratórios de informática, banheiros genéricos e acessibilidade. Um vão livre que proporciona um espaço de convivência amplo e muito bem ventilado, com uma arquitetura simples e funcional. A modalidade também e muito favorável

 O piso inferior compreende: auditório, biblioteca (recepção de acervo), Espaço de convivência central, laboratório de Química Física Biologia Matemática, Línguas, coordenação geral compreende Secretaria Almoxarifado Reprografia, coordenação Pedagógica, Coordenação de Estagio, Recepção, Diretoria Espaço professores multimídia Sanitários genéricos e acessibilidade para discentes especiais. Depósito Almoxarifado de Laboratórios.

 Os cursos do PRONATEC representaram as primeiras atividades educacionais oferecidas pelo IFAC campus Tarauacá. Ate a presente data já se contabilizam 1.402 (mil quatrocentos e dois) vagas de cursos de formação inicial e continuada ofertadas em regional.

 Este campus, em se considerado a Ead, constitui um polo. Apenas fomentando o trabalho já organizado por Rio Branco. Executando as diretrizes determinadas nos planejamentos já concebidos, ofertando os cursos pré – determinados, desde o ano de 2014. São ofertas voltas para o Eixo Gestão e negócios.

 Conforme um dos objetivos do IFAC seja ministra educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e de adultos. Assim foi escolhida, num primeiro momento, a oferta dos cursos técnicos integrados em Floresta e em Agricultura ambos pertencentes ao eixo recursos naturais para atender a um segmento do setor produtivo voltado para o setor agrário.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com