TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas com deficiência

Tese: Pessoas com deficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO

Os deficientes são pessoas com direitos. Existem, sentem, pensam e criam. Precisam ser educados para que desenvolvam todas as potencialidades possíveis e que se integrem na sociedade.

O mundo não é só dos “normais”, é muito mais daqueles que precisam de condições especiais para se realizarem. O Ser humano não se realiza só fisicamente. A arte é fonte de felicidade, o amor traz realização. Amar o deficiente não e ter pena e piedade, ama-lo é dar-lhe condições de crescer, de se desenvolver e de se realizar.

Neste contexto, verifica-se então uma crescente responsabilização da escola regular, por todos os alunos e pela sua adequação às necessidades individuais o que pressupõe que a escola regular ofereça os seus serviços educativos disponibilizando uma variedade de alternativas de ensino e de classes que são adequadas a um plano educativo para cada aluno, permitindo a máxima integração institucional, temporal, social entre alunos deficientes ou não, durante a jornada escolar normal.

Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados da visita feita no dia 21 de novembro do ano em curso visando a complementação e o aprofundamento, numa abordagem mais detalhada sobre a unidade básica constituinte dos seres vivos, a célula, e do funcionamento dos órgãos e sistemas, através de aulas teórico-práticas realizadas no Núcleo Municipal de Estudo das Ciências-NUMEC Petrolina, bem como a flexibilização do ensino de Ciências na Educação Especial em aulas de atividade integrada na escola Adelina Almeida, ambas localizadas na cidade de Petrolina Pernambuco, orientada pela professora do Componente Curricular Ensino de Ciências II Magda Soares Mangabeira Feitosa bem como a flexibilização do ensino de Ciências na Educação Especial em aulas de atividade integrada na escola Adelina Almeida.

para que pudéssemos observar na prática o trabalho educativo com alunos portadores de necessidades especiais.

Durante a visita a APAE, pudemos observar que a referida instituição atende alunos na faixa etária entre 04 e 18 anos de idade que são portadores de deficiência física, intelectual e mental. Observou-se também que a mesma dispõe uma equipe de professores capacitados na área de Educação Especial, aspecto que consideramos como positivo por termos percebido que os mesmos dispõem de aparato teórico e técnico para trabalharem com esse público.

Ressaltamos que notamos esses aspectos durante a observação de um grupo de alunos ensaiando uma apresentação musical natalina e das salas de aula onde os professores estavam realizando oficinas de confecção dos símbolos natalinos utilizando materiais recicláveis e de sucata como garrafas pet, caixas de sorvetes, CDs, sobras de tecidos entre outros.

Identificamos que esta instituição é mantida com ajuda do governo municipal de Petrolina e por doações. Entretanto, disponibiliza de uma sala de equipe multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e médicos neurologistas como Dr. José Carlos de Moura e Dr. Adriana Tenório que realizam um trabalho voluntário e oferecem medicamentos de forma gratuita. Nessa mesma sala a referida equipe também oferece orientações para as mães dos alunos para que estas possam cuidar de mais adequada de seus filhos. Além disso, conta com o apoio e trabalho de um professor de Educação Física que trabalha No Parque Josefa Coelho atendendo portadores de deficiência auditiva, física, intelectual e visual, mais que também desenvolve atividades na área com alunos da instituição acima mencionada.

Embora a APAE seja uma instituição pioneira no atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais e dispor de um amplo espaço físico e de profissionais qualificados, é notório a carência ou o mal estado de conservação do mobiliário e também a falta de recursos didáticos pedagógicos, principalmente de cunho tecnológico.

Na escola Adelina Almeida após termos sido recebidos pela direção da escola, pudemos observar que mesma é uma escola de médio porte e que atende alunos do ensino fundamental e médio. Nesta escola tivemos a oportunidade conhecer a sala de AEE onde uma equipe de profissionais habilitados atende aos portadores de deficiência visual, surdez, intelectual entre outros, ajudando nas atividades escolares do dia a dia. Vimos que existem alunos portadores de deficiência visual e estudam juntos com os demais.

É sabido que a Declaração de Salamanca, 1994, afirma que todas as crianças têm necessidades e aprendizagens únicas, tem direito a ir á escola de sua comunidade, com acesso ao Ensino Regular, e os Sistemas Educacionais devem implantar programas, considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para a criança.

Com isso, a Sala de Recursos contribui com o processo de inclusão educacional.

Na escola visitada a sala de recurso contribui da seguinte forma: trabalha com os alunos em turno inverso ao ensino regular á que estão matriculados e conforme cronogramas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com