TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas de gestão

Tese: Pessoas de gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as organizações. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. No surgimento da Revolução Industrial o que existia era apenas pessoas vinda da zona rural e migrando para as cidades afim de conseguir o que há de melhor, porém não existia mão de obra qualificada porém escassa por que existem pessoas não interessadas em trabalho.

Definição de Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais paralelo entre o Filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas. As organizações estão mudando seus conceitos, investindo mais em seus funcionários para que todos trabalhem com satisfação e assim podendo ajudar as organizações com lucros, credibilidade entre outros perante seus clientes.

A organização é formada por pessoas juntamente com a organização. Na maioria das vezes as pessoas passam mais tempo de suas vidas dentro de uma empresa, sendo difícil separar seu trabalho de sua vida social. Tendo em conta que ambos precisam dos trabalhos uns para ter outras ou até mesmo novas oportunidades, melhores salários, conhecimento profissional. As organizações para produzir seus bens, atender seus clientes, atingir seus objetivos,etc.

Sem os colaboradores as organizações jamais existiriam, pois dependem de energia, inteligência, racionalidade entre outros aspectos para sobreviver.

As mudanças organizacionais ao longo do século XX tiveram três eras organizacionais distintas. Sendo a Era Industrial Clássica, Neoclássica e a da Informação. Na era Industrial Clássica ocorreu logo após a Revolução Industrial e a sua maior característica foia à intensificação do fenômeno da industrialização dessa forma as empresas passaram a adotar uma estrutura organizacional para centralizar as decisões, regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas. Já a Teoria Clássica a administração surgiu como medidas exatas para as empresas dessa época.

As mudanças foram lentas, porém as pessoas ainda eram consideradas recursos de produção e assim como outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos capital.

Na era Industrial Neoclássica começou a ter mudanças rápidas, as transações comerciais passaram a amplitude local para regional de regional para internacional, tornando-se cada vez mais Clássica para Neoclássica, Estruturalista, Relações Humanas, Comportamental, Teoria Sistêmica e da informação.

O Filme Charles Chaplin “Tempos Modernos”. Todos conhecem esse filme que é uma sátira ao processo de Gestão Organizacional de uma fábrica do século XX (e de muitas empresas no século XXI).

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes (ou melhor, capatazes) tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era, como diríamos, um capataz mor. Um capitão do mato moderno que tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com