TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Projeto de pesquisa: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.457 Palavras (18 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................03

1-PLANEJAMENTO....................................................................................................04

2- CONCEITO DO PLANEJAMENTO-....................................................................07

3-DIREÇÃO E CONTROLE.......................................................................................08

4-COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSENCIAIS-.........................................09

CONCLUSÃO................................................................................................................14

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.

1. Planejamento.

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja, exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.

Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos

Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.

Segundo Chiavenato, há três níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, planejamentotático e planejamento operacional.

O Planejamento Estratégico: é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.

Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.

O Planejamento Estratégico passa por varias etapas:

* Determinar objetivos que quer dizer, onde queremoschegar, análise ambiental externa, há no ambiente, ameaças ambientais ou oportunidades

* Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas.

* Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar.

* Elaboração de planejamento: como fazer por em prática.

* Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução.

* Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.

Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento

Planejamento Tático: são relacionados a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Apresenta características típicas, é um processo contínuo e permanente e preocupa-secom a racionalidade do processo decisório, visa selecionar entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, interage dinamicamente com as demais funções administrativas, além de ser uma técnica de coordenação, inovação e mudança. Os planos táticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisório e alinhá-lo a estratégia empresarial.

Os objetivos do plano tático são específicos de cada unidade organizacional, como volume de produção e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produção, ou cobrança e tipo financeiro ou de outros

Planejamento Operacional: pode ser realizado como um sistema que começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático.

Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informações no sentido de propidar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados ou nível operacional do trabalho dentro da lógica de sistema fechado, para alcançar regularidade e certeza para que funcione com eficiência.

Os objetivos operacionais são limitados para cada cargo ou tarefa entre os quais aprimora o cliente quanto à quantidade de atendimento e tempo médio para a entrega e custo de cada produto.

Mostrar um plano de vendas, proporcionar lucro a empresa, incentivar o funcionário a dedicar mais planos de carreira, dar incentivos a brindes para que o próprio trabalho motivado, sair na frente como uma idéia de propaganda diferente no divulgar o nome da empresa e faça a marca vender mais, são alguns planos operacionais.

Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com