TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Dissertações: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento

Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente, quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a função futura. O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:

1. Planejamento estratégico: O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

2. Planejamento tático: O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.

3. Planejamento operacional: O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.

Implicações Éticas

O planejamento pode estar presente em qualquer momento de nossas vidas. Todos têm a habilidade de planejar, mas para executá-la nem todos tem essa capacidade. Um bom exemplo é quando um casal está preste a ter um filho, ocorre todo um processo de adaptação com determinado fato. Os pais do bebê passam por várias mudanças que ocorrerão em sua rotina, para que no futuro eles possam estar preparados para educar seu filho e proporcioná-lo uma boa vida, mas para que isso aconteça, eles têm que fazer um planejamento da situação, daí a importância do planejamento, atingir um determinado objetivo a partir de um roteiro de ações previamente elaborado.

Segundo Chiavenato, as empresas são organizações sociais nas quais ocorre o fenômeno da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com