TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão cada vez mais focadas na sua administração, e planejamento é a base da administração, nesse trabalho iremos abordar os tipos, as características de planejamento, em que níveis estão divididas e sua importância nas empresas.

O planejamento é uma das principais funções do administrador dentro do Processo Administrativo.

Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma define-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento.

Palavras chave: planejamento; direção e organização.

INTRODUCTION

Today, companies are increasingly focused on his administration, and planning is the foundation of the administration, this work will address the types, characteristics of planning, in which levels are divided and its importance in business.

Planning is one of the main functions of the administrator in the Administrative Process.

Planning is the first step in the process Administer, is to think before you act or prepare better ways to action. Thus sets up the best way to achieve the expected results.

The act of planning involves sensitivity to the market and the organization's mission and various methods and techniques that make planning really effective. Thus the organization ceases to act intuitively and only starts to act in a professional and focused facilitating their development.

Keywords: planning, organization and direction.

ETAPA 1

PASSO 2

Análise dos textos:

“Veja o futuro antes dos outros e O desafio do administrador do futuro.”

São textos que possuem características diferentes, porém a idéia central dos dois textos são a mesma, a visão no futuro, a citações no texto Veja o futuro antes dos outros diz “o futuro é conseqüência do presente” e no texto O desafio do administrador do futuro diz “Entendemos que o administrador do século XXI é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro”.

A vontade humana de conhecer o futuro é antiga. As famosas pitonisas gregas de Delfos atraíram milhares de curiosos. Elas enriqueceram fazendo consultas pagas sobre o futuro. Nostradamus dizia ver, em uma bacia com água, diversos eventos futuros. Apesar dos avanços científicos, prever o futuro com um razoável grau de certeza continua sendo uma tarefa impossível. Um antigo provérbio árabe diz: “Quem afirma que conhece o futuro está mentindo, mesmo se estiver falando a verdade”.

Os textos nos levam a refletir a respeito da nossa formação acadêmica, do contínuo aprendizado pela jornada profissional, a acomodação diante do sucesso que por conseqüência pode nos levar ao fracasso, ficar acomodado no presente, trará conseqüências graves no futuro.

A visão, a perspectiva em novos produtos a visão a frente no seu tempo, é isso que se espera de um administrador do futuro, o texto nos dá exemplo de um rapaz que diante de uma demissão inesperada, viu em um escorregador e uma piscina uma nova idéia.

Vou mais longe a citar Soichiro Honda um homem visionário, que viu em uma bicicleta com motor uma grande oportunidade, apesar de ter a sua oficina bombardeada na segunda guerra mundial e depois da sua reconstrução ser destruída por um terremoto ele não desistiu da sua idéia.

Isso mostra que antecipar tendências, visualizar oportunidades e ameaças são ações fundamentais para as decisões que precisam ser tomadas agora. Se os cenários forem adequadamente prospectados, a empresa terá mais chances de se preparar para eles e, principalmente, para lucrar com as mudanças. A visão empreendedora de longo prazo sempre leva uma empresa a apostar em tendências e a assumir riscos. Esse procedimento futurista precisa fazer parte da estratégia competitiva de qualquer negócio. Prospectar o futuro é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.

ETAPA 1

PASSO 3

O QUE É PLANEJAMENTO?

Planejamento é a capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; contrapondo o saber e poder; capacidade de articular pensamento e ação.

O planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes. De forma geral e independentemente.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina

Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

Planejamento e sua tipologia

Buscando entender planejamento e suas tipologia , passamos por dois autores diferentes Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira que é autor de vários livros e professor da FEA/USP, Philip Kotler que é professor universitário na Kellogg School of Management.

Planejamento estratégico por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Bem segundo Djalma o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa, independente, de vontade específica de seus executivos. Ele também pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes,durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

O propósito do planejamento pode ser definido como desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com