TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Resenha: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

O homem está em constante busca de novas invenções e mudanças. O futuro desperta a imaginação das pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos.

Planejar, portanto é uma atividade inerente ao ser humano, é bem verdade que até o início da Idade Moderna (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453) quase todas as atividades produtivas ou sociais eram marcadas pelo misticismo e pela tradição.

De uma maneira geral, os processos produtivos eram repetidos por centenas de anos, até que uma ruptura, uma invenção, um novo processo fosse introduzido. A época moderna pode ser considerada como uma época de "revolução social" cuja base consiste na substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista.

A partir do século XV o comércio cresceu extraordinariamente, fruto, de modificações ocorridas no interior das sociedades feudais europeias como o aumento da população, crescimento das cidades, desenvolvimento das manufaturas, etc. A oferta de alimentos diminui e planejar, mesmo intuitivamente, foi uma necessidade dos Estados, sociedades, empresas e pessoas.

Cinco séculos se passaram e vivemos uma realidade distante e bem distinta, os fatos e as descobertas científicas desse mundo conectado, transmitidos instantaneamente, geram reflexos imediatos nas pessoas e nas organizações. Isso provoca um quadro de absoluta incerteza, onde a conjugação de inúmeras variáveis pode modificar as condicionantes atuais, criando novos cenários. Pode se dizer que vivemos a “Era da Incerteza”. Dessa forma, mais do que nunca, planejar é fundamental.

A competitividade das empresas nos últimos anos vem sendo considerada um fator primordial para a vitalidade das organizações e a análise de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades se tornou uma ferramenta fundamental para que este processo aconteça.

O presente estudo tem como objetivo central Investigar a importância do Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com