TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Tese  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Por mais inofensivo que pareça, um escritório de contabilidade pode ter grande impacto ambiental sem o devido cuidado necessário.

O escritório de contabilidade Somar, possui um contrato com empresas que reciclam lixos, e principalmente medidas para inibir esse impacto. A principal preocupação é em relação aos papéis, pois todo o estoque de folhas brancas foram substituídas por folhas recicláveis.

Para a produção de papeis brancos são gastos aproximadamente 1.375 KWH de energia (45% da energia utilizada para a fabricação de papel é gerada pelo próprio processo de produção), 50 m3 de água (fica em circuito fechado e não é despejada nos rios) e 30 árvores para produzir 1 tonelada de papel. O total de dióxido de carbono emitido durante o processo é de 400 Kg. A indústria de papel é a 4ª maior emissora de CO2 e perde para a produção de químicos, petróleo e carvão.

Para a produção de papéis recicláveis são gastos 550 KWH de energia (embora gaste menos, toda a energia gerada provém da queima de combustíveis fósseis), 2 m3 de água (depois de utilizada passa por um processo de purificação e volta para o rio de origem) e nenhuma árvore para produzir 1 tonelada de papel. A emissão de CO2 chega a 104 Kg, provenientes da queima dos combustíveis não renováveis, como o óleo e o gás natural.

Outra medida tomada é em relação aos equipamentos. Um dos principais equipamentos que são mais usados são as impressoras. Todas as impressoras a laser foram substituídas por impressoras de tintas devido ao consumo de energia elétrica.Os computadores também foram substituídos por notebooks devido exclusivamente ao consumo bem elevado dos mesmos. Os notebooks consomem apenas 1 % de energia com relação aos computadores do escritório.Os aparelhos de Fax foram retirados, pois alem do consumo de energia, os papéis usados nos aparelhos de fax normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão.Os documentos que eram mandados por fax, foram substituídos pelos emails, que além da questão ambiental, também é um meio mais rápido e mais fácil para o andamento da empresa.

Assédio Moral e Assédio Sexual

Infelizmente hoje em dia é comum se ouvir falar em assédio moral e assédio sexual dentro de uma empresa.

O assédio moral e sexual dentro de uma organização pode trazer diversos problemas em relação aos funcionários. Uma pessoa assediada normalmente não fica quieta, ela conta pra uma pessoa, e sendo assim, os demais colaboradores ficam com receio de trabalhar nessa empresa.

O funcionário trabalha com medo, produz menos, pode ate adoecer devido ao assédio, causando prejuízos para a empresa.

• Menos produção; o funcionário não trabalha tranquilo, não produz com a pressão psicológica.

• Doença; o funcionário assediado não aguenta e adoece, trazendo prejuízo para a empresa com suas faltas.

• Fofocas entre colaboradores; sempre tem uma pessoa que escuta o assédio e comenta com a outra.

• Demissão de funcionários; a empresa acaba passando por dificuldades em encontrar funcionários capacitados.

• Denegrir a imagem da empresa perante a sociedade, fazendo com que ninguém queira trabalhar na mesma.

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.

Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com