TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Falar de planejamento de ensino parece ser um assunto

desgastado, porém, com o passar do tempo é importante perceber que a maneira de se planejar hoje não é a mesma que há vinte anos atras, conforme aponta Hernández, “quando não existia tanta informação ou há 40, quando se pensava que as disciplinas se articulavam por regras estáveis, ou há 80, quando muitos

campos disciplinares estavam em fase de definição”

(HERNÁNDEZ, 1998, p. 63).

O planejamento ou planeamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. ...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento

2 DESENVOLVIMENTO

O plano é a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36).

Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

O planejamento é um processo que exige sistematização, organização, decisão e previsão e ele está inserido em vários setores da vida: faz-se planejamento urbano, econômico, familiar, habitacional, educacional. E este último, que é o objeto desse estudo, é um ato político-pedagógico, pois explicita sua intenções, bem como os objetivos que se pretendem atingir, Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento o planejamento educacional compreende o processo contínuo que se preocupa com a educação em modo geral, a fim de atender às necessidades individuais e coletivas dos membros da sociedade, estabelecendo o caminho adequado através de ações pensadas e estratégicas atribuídas para alcançar objetivos.

Assim sendo o fato de nos prepararmos para algo que vamos realizar é essencial para que o projeto seja feito no tempo certo, e tenhamos o resultado esperado.

O Plano de ensino nada mais é do que um planejamento no qual o professor interliga os objetivos, os conteúdos e as metas que pretende atingir com os alunos em determinada disciplina.

Um plano de ensino bem elaborado possui o poder de facilitar a vida do professor durante o ano/semestre, organizando suas atividades de modo a atingir as metas estabelecidas para aquela disciplina.

Devendo ser elaborado de acordo com a necessidade de cada público.

Plano de aula

Escola de educação infantil Alegria do amanha.

Educação física, 3 ano do c b a.

01/05/2014.

Professor( a ) Marlei Emiliano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com