TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Seminário: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

O Planejamento tem um papel fundamental para qualquer empresa, quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os objetivo traçados para o seu negocio, os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige,Para que isto ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.

Por isso é necessário verificar qual a melhor forma de garantir que a sua empresa empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade.

Toda empresa que garante um bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção conquista bons resultados.

E é através também de um bom planejamento que é possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

O Planejamento e Controle da Produção têm por finalidade um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Agindo como sistema gerenciador de recursos operacionais mais especifica na área de produção de uma empresa, com varias funções envolvendo planejamento (questionamento, o que será produzido?), programação (o que será preciso na utilização para operação da produção, do inicio ao término de todo o fluxo de trabalho) e controle (corrigindo todo e qualquer possível desvio na produção), outro fator de suma importância a ser a analisado é a quantidade do que será produzido.

Layout que a empresa irá escolher precisa ser feito de maneira minuciosa, pois é ele que é o responsável que tem o papel de decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. Dentro de um espaço disponível, o layout procura uma combinação otimizada das instalações industriais, a fim de permitir o máximo rendimento da produção, através da melhor distância e no menor tempo possível. por fazer um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos.

etapa 2

A programação da produção é o primeiro nível da hierarquia planejamento e tem como base suas decisões agregadas sobre a produção e e capacidade, o programa de produção da empresa, o resultado destas decisões é chamado de programa mestre. Uma vez fixado o programa mestre, só após isto a empresa pode atingir o segundo nível da hierarquia, onde são determinadas as quantidades a serem produzidas (ou compradas) dos diferentes componentes. Após a definição das quantidades bem como as datas de entregas do diferentes componentes definidas, alcança-se o terceiro e último nível, está etapa está ligada na elaboração dos programas de produção e as alocações dos recursos necessários. A programação tem como objetivo , portanto, descobrir uma maneira certa de determinar e atribuir uma seqüência na utilização desses recursos de forma que restrições de produção possam ser satisfeitas e os custos de produção sejam minimizados.

No geral pode se dizer que o problema da programação da produção envolve um conjunto de processos, onde cada um compreende a um conjunto de operações a ser executado. As operações precisam ferramentas e materiais certos para a necessidade de cada empresa e devem ser executadas de acordo com alguma seqüência tecnológica viável. Os programas estão fortemente ligados e influenciados por uma série de fatores, como por exemplo prioridade prazos de entrega, restrições de custos, níveis de produção, restrições quanto aos tamanhos dos lotes, disponibilidade e capacidade de máquinas, precedências de operações, requerimentos de recursos e disponibilidade de recursos. E o resultado do programa é a geração dos dados que ditam uma seqüência adequada de operações, averiguando o processo de produção e qual será o resultado na conclusão de todos os processos em conjunto, no menor tempo possível.

Todas as decisões tomadas no nivel de programação tem como caracteristica, sua consideravel importância se apresentadas individualmente. É importante frisar que o conjunto de decisões, tomado ao longo de um certo período de tempo nesse nível, entretanto, tem uma grande influência nos planos posteriores da hierarquia, e é por isso que possui tamanha importância podendo até comprometer severamente o desempenho de um dado ambiente de programação. Uma programação de produção ruim acarretará facilmente à utilização não otimizada de recursos e materiais, gerando assim atrasos nas datas de entregas, baixa qualidade de produtos, baixa lucratividade, etc.

Objetivos do PCP

O PCP exige tem a função de responder objetivamente as indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.E é através do planejamento de produção que surge a definição de todos estes todos estes fatores, atrelado do projeto de desenvolvimento do produto que precisa ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.Ele é um suporte para a gerência na tomada de decisão.

O planejamento de alguma forma afeta toda a organização, por meio de documentos e planos, de forma direta ou indiretamente, através de roteiros de produção, ferramentas e estimativas, etc.

O PCP não está ligado somente ao planejamento,ele te outro fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com