TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

1- Planejamento é a função da comissão responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Porque ele proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação ecomprometimento, potencializa o auto conhecimento organizacional e fornece consistência.

As principais críticas são: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional , a criatividade, a inovação e a ousadia.

2- Objetivos:- são as condições ou resultados, por quantidade, que devem ser conseguidos ou mantidos, durante um longo período de tempo (ano após ano), para que a empresa – ou área – possa ser considerada bem sucedida

Planos :- é o conjunto de medidas, de tarefas, de atividades, por meio das quais atingimos as metas. Podem ser planos específicos para determinada situação ou época e planos permanentes que são padronizados, e estão ligados diretamente a política da empresa, sua estrutura orgânica e seu procedimento padrão.

São Classificados os Diferentes tipos de planos:

- Planos Estratégicos - definem a missão, o futuro, as formas de atuação da empresa e os objetivos a longo prazo;

- Planos Funcionais - definem os objetivos e as ações das áreas de marketing, finanças, operações e recursos humanos para a realização dos planos estratégicos;

- Planos Operacionais - definem as atividades, recursos e formas de controle necessárias para realizar os cursos de ações escolhidas.

3- As características são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos notempo, coerente e hierarquizáveis. Os objetivos que tem missão e visão, desempenham uma função importante no processo de planejamento já que por meio de sua especificação que os membros organizacionais conseguem ter um senso de direção e conseguirem os objetivos desejáveis.

4- Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente

Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional

Etapa 3 - Formulação de uma estratégia organizacional

Etapa 4 - Implementação da estratégia organizacional

Etapa 5 - Controle estratégico

Ambas são importantes , é a etapa final do processo de colocar a estratégia em ação. Sem uma adequada implementação, a estratégia, por mais oportuna que seja está fadada ao insucesso. A implementação é feita através de várias atividades que são basicamente administrativas. Seu propósito é determinar quando os recursos deverão ser mobilizados em marcha. Esta é também a fase de programar trabalhos, tempo, dinheiro e outros recursos que são críticos para a implementação. Acima de tudo, a implementação de uma estratégia requer uma focalização na coordenação adequada de pessoas, estrutura e processos na alocação de recursos necessários, no monitoramento do progresso e na resolução dos problemas que ocorrerem. Outro fator importante é criar um clima de sinergia e sintonia em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com