TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Artigos Científicos: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetada no longo prazo, esta voltada para as relações entre as empresas e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macroorintado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário por meio dos planos táticos e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico principal: a determinação dos objetivos empresariais; a analise ambiental: a analise interna organização e de seus recursos; a geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégica por meio de planos táticos e planos operacionais, sobretudo, o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

Planejamento tático

Planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: e projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e esta relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área especifica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provida do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. Nesse sentido, o planejamento tático apresenta características típicas , por ser um processo permanente e continuo, esta voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre varias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação. O planejamento produz um resultado imediato, que é o plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. A decisão é um processo sequencial e engloba seis elementos comuns: o tomador de decisão, os objetivos a alcançar, as preferencias ou valores envolvidos, os cursos de ação alternativos, os estados ambientais da natureza e as consequências de cada curso de ação disponível. Como processo, a decisão envolve um diagnostico do problema, a análise e comparação dessa alternativa. O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e é, basicamente, sastisfaciente e não te aperfeiçoam. As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e pode defrontar-se com estados da natureza a presentados sob três formas: incerteza, risco e certeza. Os planos táticos são implementados por meio de politicas.

Planejamento operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional, e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer, e esta voltada para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, abrangência local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema se básico é a eficiência. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, no nível operacional. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequência de pessoas ou de etapas a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos como fluxogramas (vertical, horizontal, de blocos) ou de listas de verificação. Os orçamentos são planos operacionais realizados com dinheiro (como, por exemplo, o fluxo de caixa, orçamentos encargos sociais reparos e manutenção de maquinas, despesas). Os programas são planos operacionais realizados com o tempo (como o cronograma, o Gráfico de Gantt, o PERT etc.). Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.

Características do planejamento estratégico

1. É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.

2. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito á incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, o planejamento estratégico baseia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com