TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Trabalho Universitário: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Na realidade o planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da organização. Assim ele deve envolver todos os membros da organização a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuações diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso operacional. Não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento.

De que adiantaria criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade.

O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.

Nesse aspecto, o processo de planejamento conduz a um conjunto de metas e planos que são adequados e viáveis dentro de um conjunto de circunstâncias previstas. Assim, o planejamento deve estar vinculado ao cenário onde a empresa atuará no futuro.

2. Planejamento

O planejamento nada mais é do que organizações de ideias, atos para se alcançar um determinado objetivo respeitando as leis e ordens do fato e áreas a ser julgada. É a definição de um futuro desejado e de meios para alcançar, ou seja, quando há um planejamento no presente obtemos um bom desempenho no futuro. Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois da elaboração de uma empresa.

O planejamento é uma das mais importantes partes de em projeto. Planejamento está preparando uma sequência de passos de ação para alcançar algum objetivo específico. Se você fizer isso de forma eficaz, você pode reduzir muito o tempo eo esforço necessário para alcançar o objetivo.

Um plano é como um mapa. Ao seguir um plano, você pode sempre ver o quanto você progrediu em direção ao seu objetivo do projeto e como você está longe de seu destino. Saber onde você está é essencial para a tomada de boas decisões sobre onde ir ou o que fazer a seguir.

Planejamento também é crucial para satisfazer as suas necessidades em cada etapa da ação com o seu tempo, dinheiro ou outros recursos. Com um planejamento cuidadoso muitas vezes você pode ver se, em algum momento é provável que você enfrentar um problema. É muito mais fácil de ajustar seu plano para evitar ou amenizar uma crise que vem, em vez de lidar com a crise quando se trata inesperado.

Para Maximiano, planejamento é uma técnica ou processo que as pessoas e as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro, o qual, normalmente é incerto. Segundo o autor, o processo de planejamento, que busca influenciar esse futuro, reduzindo seu grau de incerteza, tem diversos objetivos:

1) Definir objetivos ou resultados a serem alcançados;

2) Definir meios para possibilitar a realização de resultados;

3) Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo;

4) Tomar, no presente, decisões que afetem o futuro, a fim de diminuir sua incerteza.

Segundo Chiavenato 1999, o Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

Stoner 1999, diz que Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os plano que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.

3. Tipos de Planejamento

São três tipos de planejamento: Tático, Operacional e Estratégico.

a. Tático

É de responsabilidade dos executivos da diretoria e subordinado (nível médio), tem como objetivo aperfeiçoar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento. É desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.

Características principais: Processo permanente e contínuo aproxima o estratégico do operacional, aproxima aspectos incertos da realidade, pode ser considerado uma forma de alocação de recursos, tem chance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo e produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

b. Operacional

É de responsabilidade dos chefes de departamento (nível baixo), seu objetivo é aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos visando a realização dos planos estratégicos e táticos. Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos como detalhamento das etapas do projeto, métodos, processos e sistemas aplicados, equipamentos necessários, prazo e cronograma, pessoas: responsabilidade, função, atividades/tarefas.

Conforme Chiavenato 2000, planejamento operacional abrange tarefas ou atividades específicas, projetadas no curto prazo a fim de alcançar as metas impostas pela organização.

c. Estratégico

É de responsabilidade da direção geral (alta administração), plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com