TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Vôo E Cálculos Básicos De Navegação

Dissertações: Planejamento De Vôo E Cálculos Básicos De Navegação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento de Voo e Cálculos Básicos de Navegação!

BY MATHEUS BOLIVAR

Fonte: http://www.ivaobr.com/forum/index.php/topic,13913.0.html

“A intenção em fazer este tópico foi para ajudar alguém que possa ter dificuldade com cálculos básicos de navegação”.

Sabemos que alguns dos vários cálculos necessários na aviação possuem infindáveis variáveis, podendo exigir equações complexas, mas não é minha intenção mostrar o caminho para cálculos exatos mas sim mostrar continhas mais básicas possíveis para o pessoal que esta começando (ou não) poder com relativa precisão fazer seus cálculos de cabeça e voar com mais segurança.

Claro que existem outras formas de chegar num mesmo resultado ou parecido, o que vou postar é os que me parecem mais simples.

Usando estes cálculos pode-se esperar uma certa margem de erro, mas da pra confiar nos resultados.

Antes de voar é claro você deve conhecer seu avião, ter em mãos o manual, com tabelas e números como a performance, consumo, etc..

Primeiramente determine qual será a distância a ser percorrida em rota, incluindo o aeroporto de alternativa, pra isso somando as distâncias entre cada waypoint do seu plano. Para saber as distâncias assim como planejar a rota utilizamos a carta ERC (enroute chart), que tem todas informações pra planejar a rota, como aerovias, radiais, fixos, radio-auxilios, areas de controle, distâncias, etc..

Determinando a TAS:

(na realidade a temperatura também é considerada pra determinar o TAS, mas aqui usaremos a variável 2% para calcular geralmente com uma precisão boa )

Suponha

300 KIAS

FL310

Multiplique a velocidade por 2%

300 x 0,02 = 6

Pegue este fator e multiplique pela altitude (cortando um zero):

6 x 31 = 186

Então some o resultado com a velocidade indicada:

186 + 300 = KTAS 486

Outro exemplo

290 KIAS

FL330

290 x 0,02 = 5,8

5,8 x 33 = 191,4

191 + 290 = KTAS 481

A TAS será usada para preencher o plano de vôo, e corresponde a velocidade real do avião sem a influência do vento. Se não tem vento, GS = TAS.

Para determinar com precisão o tempo de vôo há de se considerar a influência do vento, (que somado a TAS resultara na Ground Speed.) Por exemplo, se minha TAS é 450, e tenho vento de cauda me empurrando com 10 nos, minha GS será 460.

Essa velocidade GS- Ground Speed, seria a perfeita para calcular o tempo que levara em rota. Quanto o vento é de tráves o cálculo complica um pouco. Não vou aprofundar aqui nesse cálculo, mas lembre que o Flight Simulator sempre te dá a GS no mapa do GPS.

Suponhamos aqui que não temos a informações do vento em rota ou que seja nulo e usamos a TAS para fazer os cálculos seguintes. Quando possível utilize a GS para estes cálculos e ter maior precisão.

Calculando milhas por minuto:

Essa é uma conta muito simples – divida sua TAS por 60(minutos) para ter o resultado em milhas por minuto.

510 KTAS / 60 = 8,5 nm por minuto.

470 KTAS / 60 = 7,8 nm por minuto.

Calculando tempo em rota:

Com os dados anteriores em mãos fica fácil estimar o tempo em rota, basta dividir a distância total pelas milhas por minuto.

exemplo

400 milhas

510 KTAS : 8,5 nm/min.

400 /8,5 = 47 minutos.

Não esqueça de adicionar pelo menos 10 minutos de tolerância para compensar a diferença na TAS na hora da subida, aproximação etc.

Calculando combustível necessário:

Sabendo o tempo estimado em rota ficou fácil calcular o combustível. Não esqueça de adicionar aí o tempo até o aeroporto de alternativa e mais 45 minutos extra.

Agora precisamos saber, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com