TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Seminário: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Como já foi dito, nosso objetivo não é apresentar uma “receita de bolo”, mas algumas sugestões que poderão servir de orientação para nortear a decisão de um empresário ou executivo, sobre os componentes de um Planejamento Estratégico.

_______________________________________________________________

1- Criação de um clima propício ao planejamento

Antes de deslanchar o processo de planejamento, é da maior importância estabelecer um programa de sensibilização que permita criar e manter um clima propício, evitando-se o acirramento de resistências.

2- Definição de uma estrutura de coordenação do planejamento

A atividade de Planejamento terá maiores chances de sucesso se houver na empresa uma pessoa ou grupo de pessoas que funcione como instrumento catalisador de todos os esforços, servindo também como pontos de convergência de todas as informações oriundas das diversas funções existentes numa organização.

3- Definição do negócio da empresa

É vital para a sobrevivência da empresa possuir uma definição do escopo da sua atuação. Só assim é possível ter uma visão clara das oportunidades e das ameaças que afetam o destino da organização. Três perguntas são fundamentais para a definição do “negócio” da empresa:

§ Qual é o nosso negócio?

§ Qual será o nosso negócio? (Se nenhum esforço de mudança for feito )

§ Qual deveria ser nosso negócio?

As respostas dependem de outras perguntas:

§ Quem é nosso cliente?

§ Quem será o nosso cliente?

§ Quem deveria ser nosso cliente?

§ Qual abrangência precisa ter o nosso negócio?

4- Definição da missão da organização

A noção de que as organizações podem ter uma missão reflete a visão de que elas são mais do que simples sistemas técnicos e administrativos. Declarar a missão de uma organização é declarar sua razão principal e transcendental de existir. É identificar a função que a empresa desempenha para a sociedade, bem como seu caráter básico e sua filosofia. As empresas são criadas por um propósito particular, conhecido como missão organizacional, que deve desenvolver-se a partir do contexto da análise S.W.O.T.

Missão no nível corporativo: é formulada em termos bastante genéricos, mas suficientemente preciso para dar um direcionamento á organização.

Missão no nível de unidade de negócios: é mais específica em seu alcance e mais claramente definida.

As missões em níveis corporativos e de unidade de negócio geralmente mudam ao longo do tempo. Os “stakeholders” devem estar positivamente predispostos para a mudança, caso contrário, a mudança não ocorrerá com sucesso ou terá vida curta. É essencial que uma empresa entenda cuidadosamente sua missão, porque um senso claro de propósito é necessário para que ela estabeleça objetivos gerais adequados, porque é difícil saber para onde se está indo se não se sabe primeiro que se é. As empresas com um sentido definido de sua missão são capazes de determinar quais atividades se encaixam em sua orientação estratégica e quais não.

A Missão

A definição de um “negócio” cria uma moldura, dentro da qual a empresa precisa cumprir uma Missão que justifique sua existência. O termo utilizado “Missão” tem sinônimos de igual valia. Algumas empresas utilizam finalidade, propósito, objetivo etc. O que importa é que a empresa saiba e divulgue a razão de sua existência.

“Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado; mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo”.

Peter Drucker

“Você pode não aprender muito ao ler a Missão da empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. S. Tilles

“Nós construiremos bons navios aqui. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com