TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Casos: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico

Uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento das atividades da organização, possibilitando a definição de quais são as estratégias certas a serem seguidas para se alcançar o objetivo esperado, permitindo que a gerência da empresa determine as ações adequadas para cada situação, tendo em vista metas a serem alcançadas em longo prazo, proporcionando eficiência nas atividades gerando vantagem a empresa.

Tendo como parte do planejamento a analise SWOT, que seria: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificando-as têm se como objetivo utilizar melhor seus pontos fortes, eliminar ou adequar seus pontos de fraquezas, aproveitar as oportunidades e solucionar as ameaças. Assegurando que essas influências sejam extremamente importantes para que haja uma direção positiva contribuindo para o sucesso da empresa.

Para que o planejamento seja elaborado com sucesso proporcionando mudanças na organização ele exige sete etapas, que são elas:

Analisar a situação em que os negócios se encontram para saber como esta sua empresa, essa etapa é o alicerce do planejamento.

Determinar objetivos definir com clareza todos os objetivos que se pretende atingir, para ter mais facilidade em alcançá-los.

Identificar o público para sabermos com que tipo de pessoas iremos lidar, para que possamos atender suas necessidades.

Definir estratégias para sabermos como de fato iremos alcançar nossos objetivos.

Estabelecer recursos para sabermos de fatos o que temos a disposição para concretização do planejamento.

Implementar e operacionalizar é hora de juntar tudo e começa a execução do planejamento depois de ter tudo o que necessário em mãos.

Controle e avaliação é a fase de fazer um levantamento para ver quantos pontos positivos e negativos tem na empresa e ver quantos de seus objetivos já foram alcançados.

Visando sempre em reduzir os ricos e incertezas no processo de tomada de decisões estratégicas, não proporciona alternativas exatas para se evitar erros, mas auxilia a reduzir ao mínimo a possibilidade de acontecimentos indesejáveis.

Referências:

http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/as-7-fases-do-planejamento/15544/

http://www.artigonal.com/gestao-artigos/planejamneto-estrategico-1284023.html

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com