TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Dissertações: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO

Atualmente, no Brasil, a busca desesperadora pelos lucros é tão grande que as empresas esquecem, não sabem ou simplesmente resolvem não aplicar uma das ferramentas mais importantes em qualquer organização ou empreendimento de sucesso: o planejamento. Se a empresa está buscando lucros, sobrevivência, retorno sobre investimento, metas de crescimento ou participação de mercado, isso deve estar bem definido em qualquer negócio.

O planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitam um aumento da competitividade da empresa. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.

Cada etapa do planejamento é importante e essencial para os resultados desejados, neles estão incluídos:

Missão - é a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de “quem a empresa atende”. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. Portanto, a missão representa a razão de ser da empresa.

Visão - é considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante.

Princípios ou Valores - São as crenças e conceitos básicos numa organização, elas formam o coração da cultura, definem o sucesso em termos concretos para os empregados, e estabelecem padrões a serem alcançados na organização.

Pontos Fortes – É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa).

Pontos Fracos - É a situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

Oportunidades - Situações do meio ambiente que a empresa pode aproveitar para aumentar sua competitividade.

Ameaças - Fatores externos que dificultam o cumprimento da missão.

Metas - Resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo. Devem ser focalizados em resultado de curto prazo (Máximo 1 ano, mesmo exercício).

Ações – É o caminho mais adequado a ser executado para alcançar preferencialmente de maneira diferenciada, os objetivos e metas estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente.

Cada uma dessas etapas é fundamental para o planejamento estratégico, pois com cada uma delas é capaz de se ter uma visão de toda a empresa, e de como trabalhar nela frente aos concorrentes maximizando os pontos fortes e minimizando os pontos fracos, aproveitando oportunidades e traçando metas e ações que melhoram o posicionamento da empresa no mercado.

A formulação e a implementação da estratégia são complementadas pelas atividades de monitoramento.

O monitoramento do planejamento consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia, ele deve ser feito com base nos mesmos indicadores utilizados para elaborar o plano estratégico.

O concorrido ambiente empresarial da atualidade exige, cada vez mais, técnicas e tecnologias que assegurem a sobrevivência e o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com