TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Ensaios: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................01

2. DESENVOLVIMENTO - ETAPA 1.........................................................................02

2.1 Objetivo da Etapa.............................................................................................02

2.2 Missão, Visão e Valores para os integrantes..............................................03-04

2.3 Informações sobre o assunto escolhido.....................................................05-06

3. DESENVOLVIMENTO - ETAPA 2.........................................................................07

3.1 Objetivo da Etapa.............................................................................................07

3.2 Seis Sigma e Melhoria Contínua para os integrantes.................................08-09

3.3 Utilização das ferramentas da qualidade....................................................10-13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar as base para um planejamento estratégico, bem como suas ferramentas para que possamos então utilizá-las com o intuito de melhorar o ambiente interno e a relação com o cliente/consumidor. Conforme requisitado será detalhado um pouco sobre a base de todas as empresas que se classifica como missão, visão e valores, bem como informações sobre a empresa escolhida e suas ações ao longo do tempo.

Seguindo mais a frente será relatado outros fundamentos para que uma empresa possa aproveitar oportunidades tanto no ambiente interno como no externo, por meio da utilização de ferramentas aplicadas ao problema desta empresa, sendo explicado os problemas e mostrando como podemos melhorar a qualidade do produto, atender as reclamações dos clientes e continuar ativo no mercado de trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO - ETAPA 1

Neste capítulo será abordado todos os dados referentes ao inicio de um planejamento estratégico, com base na missão, visão e valores, que é o ponto de partida para se implantar políticas e estabelecer metas em qualquer empresa, e estando claro todos esses aspectos todos poderão ver a importância da Gestão da Qualidade contextualizada frente à globalização.

2.1 Objetivo da Etapa

Compreender os métodos para se iniciar um Planejamento Estratégico como oportunidade de mudança organizacional, por meio do levantamento histórico, identificação da situação dos objetivos organizacionais, com o objetivo de atingir resultados que contribuam com a melhoria do desempenho organizacional.

2.2 Missão, Visão e Valores para os integrantes

Podemos assumir que basicamente o que uma empresa precisa estabelecer desde o começo são sua missão, sua visão e seus valores, podendo todos eles se transformarem ao longo do tempo por vários motivos, estando entre eles, mudanças organizacionais, mudanças no ambiente externo e/ou interno, mudanças no mercado e os requisitos dos clientes frente suas necessidades que estão em constante mudanças.

A missão de uma empresa corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. Portanto, a missão representa a razão de ser da empresa. Um fato interessante sobre a missão de uma empresa é que ela na verdade é muito ampla, envolvendo inclusive expectativas. Dentro da missão devemos estabelecer os propósitos da empresa, ou seja, devemos explicitar os setores de atuação, o porquê de esta empresa existir e a quem ela atende.

A visão de uma empresa corresponde ao futuro desejado pela empresa, sendo ele alcançado através de esforços individuais, esforços em equipe e alocação de recursos, muitas vezes um problema se não administrado com cuidado e atenção, pois se as ordens não forem claras os subordinados não obedeceram causando então uma situação desagradável por assim dizer, mas isso é mais um problema de administração do que a visão. A visão de uma empresa pode ser conceituada como os limites que os donos da empresa conseguem enxergar de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Em outras palavras, a visão proporciona o delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa, ou seja, a visão representa que a empresa quer ser. Na visão devemos também abordar aspectos importantes como em que direção devemos apontar nossos recursos e a onde esses recursos investidos estão levando a empresa. Vale lembrar que a visão deve ser resultado do consenso e do bom-senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa.

Por último mas não menos importante vem os valores de uma empresa, foi verificado que os valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, dito isso, podemos afirmar que os valores são de extrema importância para a empresa, pois se as crenças que a empresa apresenta são consideradas erradas ou mais prejudicam do que beneficiam, a visão da empresa poderá nunca ser realizada. O debate e a consolidação de fortes e sustentados valores são de elevada importância para a maior qualidade do processo e dos resultados do planejamento estratégico nas empresas.

Não temos a necessidade de listar um livro cheios de palavras que representam os valores de uma empresa, por exemplo, se um dos valores da empresa é definido como "Ética", o próprio termo já é suficiente para que entendamos o que a empresa quer dizer. Valores são as regras do jogo para que, executando a missão, alcancemos a visão. Portanto, ao expressar os valores de uma empresa devemos levar em consideração também que quantidade não é sinônimo de qualidade e que para um bom entendedor poucas palavras bastam.

2.3 Informações sobre o assunto escolhido

A empresa Pão da Esquina teve seu primeiro estabelecimento construído em São Bernardo do Campo no ano de 1983 e desde então tenta trazer para o dia-a-dia de todas as pessoas um pão com aparência mais dourada e uma sensação boa ao comê-lo. Além do pão diário, a empresa também faz ocasionalmente entregas quando o cliente deseja uma certa quantia de pães, uma das razões que a empresa inda funciona até o presente momento é devido à apreciação de nosso trabalho por parte dos clientes.

Toda empresa tem seus momentos de baixa e alta, isso é inevitável, afinal estamos todos em um mercado competitivo e não podemos bobear em nenhum momento, ao longo dos anos tivemos vários problemas mas nada de muito grave, mas ultimamente algo vem nos incomodando, o fato de uma boa parte dos nossos clientes terem mudado seu trajeto diário para irem comprar pão em uma padaria localizada a dois quarteirões de onde a nossa se encontra. Isso é algo que nunca tivemos de nos preocupar, pois muitas pessoas priorizam o tempo gasto entre suas casas até a padaria do que a qualidade do produto, enfim, notamos que boa parte de nossos clientes deixaram de comprar aqui e foram comprar em outro lugar, nós não temos o costume de ter um feedback de nossos clientes sobre o nosso produto, apenas tratamos o cliente com respeito e os oferecemos o produto desejado.

Devido a esta situação desagradável decidimos realizar uma pesquisa de opinião durante um período de tempo sobre o nosso produto e constatamos que a satisfação dos clientes realmente decaiu, saímos diariamente perguntando para as pessoas na rua se eles já compraram em nosso estabelecimento e a cada um respondia algo diferente, algo que todos os entrevistados concordaram é que uma das razões pela qual eles mudaram para a outra padaria é o fato do pão estar ficando muito duro em um curto período de tempo, os forçando a comê-lo rápido demais pois se não o fizesse seriam forçados a colocá-lo em um sanduicheira, ou torrá-los, para que só assim pudessem comê-los. Outro motivo bastante dito pelos clientes é o fato do pão estar mofando muito rápido em um curto período de tempo também, depois de coletar e analisar as opiniões fizemos um gráfico sobre a satisfação dos clientes para que lembremos de que o nosso foco nunca deverá de ser o cliente, e por isso devemos resolver o problema da forma mais rápida possível.

Feito isto nós identificamos que o problema é em nosso produto, pois ele os clientes reclamaram sobre o mesmo, nosso problema é que o pão está muito ficando muito duro e mofando muito rápido. Desde a pesquisa temos acompanhado de perto o passo a passo de como o pão é feito aqui em nosso estabelecimento, e notamos algumas coisas que poderiam ser a causa desta decaída de qualidade. Nossa meta no momento é bem simples, com os problemas já identificados podemos agora tentar resolve-los para que em um período de um mês a satisfação dos clientes aumente, mostrando então que nossos esforços estão sendo direcionados de maneira correta.

3. DESENVOLVIMENTO - ETAPA 2

Neste capítulo será abordado dados referentes ao planejamento estratégico, com base no Seis Sigma e Melhoria Contínua, que serve para se implantar políticas e estabelecer metas em qualquer empresa.

3.1 Objetivo da Etapa

Identificar as características, oportunidades e ameaças, consequentemente vendo os pontos fracos e fortes, e mostrar a utilização das ferramentas escolhidas para a execução do trabalho.

3.2 Seis Sigma e Melhoria Contínua para os integrantes

O Sistema Seis Sigma se concentra na melhoria da qualidade ao ajudar as organizações a produzir de forma melhor, mais rápida e mais econômica, podemos dizer que o Seis Sigma foca na prevenção de defeitos, na redução do tempo de ciclo e na economia de custos. Diferente dos cortes de custos descuidados que reduzem o valor e a qualidade, ele identifica e elimina apenas custos de desperdício, mantendo a qualidade e os custos necessários. Empresas que operam em níveis Três Sigma e Quatro Sigma geralmente gastam entre 25% e 40% de suas receitas para reparar ou resolver problemas, enquanto aquelas que operam no nível Seis Sigma geralmente gastam menos de 5% de suas receitas para consertar problemas, a diferença é enorme, o que mostra que o Seis Sigma não só é aconselhável como é indispensável para aqueles que já o usam.

Podemos expressar o Seis Sigma desta forma:

A estratégia do Seis Sigma aumenta o desempenho dos processos produtivos e dos produtos, fazendo com que haja aumento da qualidade dos produtos fabricados e que haja melhoria da eficiência e da eficácia dos processos, gerando então ganhos financeiros.

O que sabemos de fato é que, qualquer empresa com uma cultura de qualidade pode utilizar desta ferramenta estratégica, obviamente os maiores retornos ficarão para empresas de médio e grande porte, mas isso não exclui o retorno para as pequenas empresas, a única coisa que muda é a quantidade do retorno, isso mostra que todas as empresas tem oportunidades para melhoria da qualidade e redução de custos.

O Seis Sigma deve ser implementado de cima para baixo, ou seja, dos níveis hierárquicos mais altos até os mais baixos, sendo os funcionários classificados como "Champion", "Master Black Belt", "Black Belt", "Green Belt" e "White Belt", sendo os líderes do projeto os Black Belts com 100% de dedicação aos projetos e os Green Belts que participam dos projetos liderados pelos Black Belts. Há também os Especialistas, que são os Master Black Belts, possuidores de maiores conhecimentos em estatística e os Champions, aqueles que difundem a estratégia por toda a empresa e auditam os projetos junto com líderes e especialistas.

Melhoria Contínua por sua vez, nunca ficar acomodado, pois, em um ambiente de concorrência e competitividade o sucesso é algo passageiro, afinal todo recorde um dia será batido. Sabemos que bons resultados são conquistados com atitude positiva, proatividade e perseverança, então melhorar continuamente é descobrir que se deve mexer gradativamente em time que está ganhando, para que ele continue ganhando, o que contradiz um pouco aquele ditado que todos conhecemos mais não vamos entrar em detalhes aqui e agora. Os pontos fortes devem ser ressaltados e os fracos reforçados, o principio de gestão da qualidade melhoria contínua se mistura com o tópico da filosofia total japonesa, intitulada "Kaizen", que recomenda que devemos nos esforçar para "fazer hoje melhor do que ontem" e "fazer amanhã melhor do que hoje", devemos girar o PDCA de cada processo por assim dizer.

Conforme estabelecido nas normas da "Família ISO 9000", o objetivo da melhoria contínua de um Sistema de Gestão da Qualidade é aumentar a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas, seja por meio de pesquisas de possíveis soluções para atingir os objetivos, ou pela avaliação e seleção de soluções ou estabelecimentos de objetivos para melhoria, devemos sempre ter em mente que seguimos regras já estabelecidas para podermos ter sucesso no planejamento e implantação de políticas nas empresas, podemos sempre usar o PDCA para obter melhorias de processos, produtos, serviços, etc.

3.3 Utilização das ferramentas da qualidade

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

A escolha do diagrama de Ishikawa foi valida pois, com ele nós classificamos os problemas da empresa, estruturando hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema/ oportunidade de melhoria. Já que o diagrama de Ishikawa é uma ferramenta eficaz e muito utilizada nas ações de melhoria e controle de qualidade, não há um motivo para que nós não a usemos para melhorar nossa relação com os clientes a partir de uma análise sobre os problemas e como nós podemos "consertá-los".

Análise de SWOT (matriz)

A escolha da análise de SWOT foi válida também pois, com ela podemos planejar nossos passos do presente e do futuro durante a realização do planejamento estratégico, com o intuito de auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a nossa empresa. Com esta análise podemos analisar os pontos fortes e pontos fracos, as oportunidades e ameaças de nossa negócio, dando uma chance para que nós façamos um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Como foi feito na etapa anterior, a pesquisa de opinião permitiu a criação desta matriz juntamente com o questionamento interno também, questões como: "Qual período a venda de pães é maior", "Que tipo de pessoas compram os pães", "Como é a estrutura do estabelecimento", entre outras. Analisando as respostas foi possível criar esta matriz que nos ajuda muito a entender o que acontece na nossa empresa.

Estipular na panificadora um padrão de fabricação, estoque e embalagem.

Estoque

Matéria Prima: De alta qualidade e estocada em lugares corretos, e na quantidade certa. Não pode ter matéria prima excessiva em estoque.

Produto: Produção baseada no consumo. (As produções serão feitas a partir dos pedidos)

Armazenamento: Os produtos não serão armazenados por muito tempo pela forma que iremos implementar na panificadora. (Just in time, Kanban) Uma forma inovadora de fabricação de pães e etc.

Depois de forneamento: Os produtos entrarão em uma estufa para receber seu resfriamento correto. Assim não terá mais a hipótese de mofo em nossos produtos.

Embalagem (Entrega)

Saco de pão: Feitos de papel com vazamento de ar para melhorar manuseio e armazenagem do produto.

Fabricação:

Os nossos produtos são feitos com a melhor mão de obra e melhor matéria prima existente no mercado nacional. Procuramos os melhores profissionais na área e capacitamos nossos funcionários com treinamentos e cursos básicos. Nossos maquinários e estufas são todas programadas e certificadas semanalmente com a melhor equipe possível.

Com todo esse processo, eliminamos nossas possíveis fraquezas e riscos dentro da empresa. Nossas preventivas e corretivas às são um dos nossos pontos fortes para que não haja erros e reclamações de nossos clientes. Assim tendo sempre a satisfação e fidelidade com os mesmos.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.infoescola.com/administracao_/missao-visao-e-valores-os-principios-essenciais/ Acessado em: 22 março. 2014

http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/missao-visao-e-valores-069.html Acessado em: 22 março. 2014

http://www.estatcamp.com.br/empresa/2-o-que-%C3%A9-6-sigma Acessado em: 24 março. 2014

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/seis-sigma-conceitos-e-aplicacoes/20762/ Acessado em: 24 março. 2014

http://www.siteware.com.br/conceito-melhoria-continua/ Acessado em: 25 março. 2014

http://pt.slideshare.net/Comunidade_Lean_Thinking/melhoria-continua Acessado em: 25 março. 2014

http://www.sobreadministracao.com/matriz-swot-analise-guia-completo/ Acessado em: 30 março. 2014

http://www.significados.com.br/diagrama-de-ishikawa/ Acessado em: 30 março. 2014

...

Baixar como  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »