TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Casos: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

Estratégias de Nível Empresarial

01. Depois que uma organização delineia sua missão, objetivos gerais e específicos, a alta administração pode formular a estratégia da empresa. As estratégias existem em três níveis. Especifique e discorra sobre cada um deles.

São três os níveis de estratégias empresariais: o nível empresarial, o nível da unidade de negócio e o nível funcional.

02. O estudo da reestruturação empresarial recebeu maior ênfase a partir da década de 1980. Sobre este conceito é correto afirmar que:

( ) A reestruturação empresarial é uma única decisão que não pode modificar as organizações.

( x ) A reestruturação empresarial pode incluir um amplo conjunto de decisões e ações, tais como modificar a própria organização do trabalho na empresa.

( ) A reestruturação empresarial não remete ao aumento da riqueza dos acionistas.

( ) A reestruturação empresarial não relaciona-se com os stakeholders.

03. Diferencie a reestruturação empresarial, organizacional, financeira e de portfólio.

A reestruturação empresarial é idealmente aumentar as riquezas dos acionistas satisfazendo as necessidades de vários stakeholders.

A reestruturação organizacional refere-se à modificação fundamental da própria organização do trabalho no nível empresarial ou reconfiguração de forma radical das atividades e das relações no nível da unidade de negócio.

A reestruturação financeira refere-se à redução da quantidade de dinheiro disponível aos executivos seniores, de modo que eles não fiquem tentados a despender riquezas dos acionistas em projetos não lucrativos que possam parecer-lhes pessoalmente atraentes.

A reestruturação de portfólio refere-se à aquisição ou desinvestimento de unidades de negócio para aumentar o valor da empresa.

04. Idealmente, uma empresa deve selecionar uma estratégia de crescimento que resulte em aumento das vendas ou da participação do mercado. Descreva algumas dessas estratégias que podem ser adotadas pelas empresas.

Crescimento Interno: Conseguido por meio do aumento das vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho. As empresas que adequam-se a esta estratégia acreditam que o crescimento interno preserva melhor sua cultura organizacional, eficiência, qualidade e imagem.

Integração Horizontal: Empresas que expandem-se adquirindo outras na mesma linha de negócios.

Diversificação Horizontal Relacionada: Quando uma empresa adquire outra do setor externo a seu campo de operações atual, mas que está relacionada às suas competências essenciais.

Diversificação Horizontal Não Relacionada: Quando uma empresa de um setor não relacionado realiza uma diversificação horizontal não relacionada ou diversificada por conglomerados.

05. Cite as principais desvantagens da diversificação horizontal relacionada e não relacionada.

*Diversificação horizontal relacionada: aumento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com