TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Artigo: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Planejamento Estratégico – Empresa: Elegance Bolsas e Carteiras

Introdução

O segmento da moda é tão diversificado quanto as bolsas e, ao longo dos anos, estas conseguiram conquistar seu espaço e hoje possuem grande valorização. A bolsa é um acessório utilizado especialmente por consumidores do sexo feminino, para colocar seus pertences pessoais.

Desde os tempos antigos, as mulheres costumavam utilizar as bolsas para levar pequenos objetos de uso pessoal como: pentes, escovas, espelhos, entre outros. Atualmente, inúmeros outros pertences são colocados nesses acessórios, como celulares, cartões de crédito, batom, lápis, caneta, papel, agenda, etc.

Assim como existem bolsas de grifes, que podem custar milhares de reais, com foco nas pessoas de grandes fortunas, existem bolsas com preços muito populares, sem contar que muitas pessoas podem fazer suas próprias bolsas, utilizando materiais diversos como tecidos, cordões, crochê e tricô. Outra alternativa é a personalização que pode ser feita com pedrarias, bordados, pinturas, fuxicos e outras opções, tendo a criatividade como limite.

Procurou-se, neste trabalho, discorrer sobre a história da bolsa no mundo, falando de sua evolução e da sua situação atual, destacando as bolsas de marcas famosas, que possuem tanto glamour e status quanto as roupas de grife.

Na segunda parte, foi realizado um estudo de caso sobre a empresa Elegance Bolsas & Carteiras, que atua no mercado de comércio de bolsas e carteiras no município de Goiânia, ainda não sendo formalizada, mas com um crescimento importante, se considerado o pouco tempo que deu início às suas atividades.

Histórico da empresa

A empresa Elegance Bolsas & Carteiras está localizada na Rua C-149, Qd. 307 nº. 693, no Setor Jardim América, na cidade de Goiânia/GO.

A idéia partiu de Ana Cleide Sampaio Mendes, que comentou com seu marido, Genivaldo Farias Mendes, quando este ainda trabalhava na área de segurança, sobre o curso de Gestão de Pequenas Empresas que trazia novas idéias de negócios e como administrá-los. Já com a idéia de iniciar o próprio negócio, ele pesquisou as opções e comentou com um amigo chamado Glauber Dias Passos, o qual acabou se tornando consultor do negócio, apoiando assim a iniciativa do casal. Glauber falou sobre a realidade do mercado, então o casal decidiu realizar uma pesquisa de mercado nas feiras livres de Goiânia e depois trocou algumas idéias com a professora Sirley Segatti, ela achou muito interessante o projeto. Isso fez que com fosse analisado novamente as condições de funcionamento das feiras livres de Goiânia, para identificar os preços, formas de venda dos concorrentes, tipos de produtos, etc.

Ao falar novamente com Glauber, ficou decidido que os produtos que deveriam ser trabalhados seriam as bolsas e carteiras. Orientou o senhor Genivaldo para pedir demissão do seu emprego e com o valor recebido pela indenização trabalhista, deveria investir, sendo este o capital da empresa para iniciar as operações e também o capital de giro.

Como estratégia de divulgação da empresa, as filhas abriram uma conta no site de relacionamentos Orkut e desenvolveram um blog com fotos e informações sobre os produtos e a empresa. No dia 16 de outubro de 2009 surgiu a “Elegance Bolsas & Carteiras” com capital inicial de R$ 2.000,00 (dois mil reais) que permitiram adquirir 40 bolsas, 20 carteiras e 25 carteiras de festas. A primeira feira foi realizada no CEPAL do Setor Jardim América, em Goiânia e todos estavam ansiosos pelos resultados. Hoje a empresta está com 12 (doze) meses no mercado de feiras livres de Goiânia/GO, competindo e conquistando um posicionamento no mercado.

A empresa ainda está na informalidade, mas seguindo as regras políticas e legais da SEDEM, órgão responsável pelas feiras livres de Goiânia.

Hoje a “Elegance Bolsas & Carteiras” visa permanecer no mercado oferecendo produtos de qualidade, buscando fidelização de clientes por meio de uma viabilidade da abertura de uma loja formalizada.

Missão

Valorizar a beleza feminina, criando produtos de qualidade e estilo, para atender os desejos da mulher atual.

Visão

Ser uma empresa sólida, tornando-se assim uma marca de valor, com reconhecimento nacional.

Valores

 Comprometimento;

 Criatividade;

 Dedicação;

 Inovação;

 Responsabilidade

Clientes / Consumidores

A diferenciação é como nos destacamos diante de um concorrente e posicionamento é o que pretendemos que os nossos clientes pensem de nós.

Em qualquer segmento ou na mente dos consumidores, teremos sempre um posicionamento mesmo que estejamos vendendo um produto diferenciado., precisamos estar bem posicionados. O nosso público alvo que está em maior parte na classe média, necessita de estratégias precisas, como por exemplo, podemos citar o trabalho que é feito de fidelização de clientes que começa deste o primeiro contato do cliente. Ele recebe um atendimento personalizado, é recebido na porta, tem um ambiente aromatizado, com ar condicionado, pode ser oferecido mouse e capuchino. Dentro dessa fidelização também parabenizamos todos os nossos clientes não apenas em aniversário, mas também em outras datas comemorativas que eles se enquadram, como dia das mães, dia do profissional, mas a cereja do bolo dessas estratégias é o fato de nossos clientes acumularem descontos em suas compras podendo usá-lo em mercadorias como almoços com acompanhante que podemos oferecer através de boas parcerias que também tenham interesse nesses clientes.

Ponto de venda

Fatia de mercado ocupado pela empresa / instituição

Hoje a Elegance Bolsas & Carteiras ocupa uma fatia de mercado inexpressiva, já que iniciou suas atividades recentemente e atua no mercado informal, o qual não há registros oficiais de seus números em Goiânia. Pelo fato da empresa estar situada em Goiânia, estima-se que 90% dos clientes são dessa região.

A taxa de crescimento da Elegance pode ser considerada de grande importância, levando em consideração que a empresa iniciou com um capital pequeno e hoje já consegue um valor de vendas mensal significativo para o tipo de negócio.

Público Alvo

O público alvo da Elegance Bolsas & Carteiras, são:

 Clientes que buscam qualidade e acompanham a tendência da moda;

 Clientes que buscam bem-estar e comodidade;

 Clientes que compram por necessidade;

 Mulheres de 14 a 50 anos;

 Classe média, média alta e alta.

Competitividade

Segundo Wikipédia: A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

Considera-se que são cinco os fatores (forças competitivas) que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Esses fatores são o microambiente, em contraste com o termo mais geral, o macro ambiente. Utilizam desses fatores em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

A estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.

A competitividade é freqüentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior ao dos concorrentes no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus concorrentes, embora tenha com que pagar os seus trabalhadores, fornecedores e acionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa

A diferenciação significa como somos diferentes de um concorrente. O posicionamento é o que pretendemos que nossos clientes pensem de nós.

Num segmento de mercado ou na mente dos consumidores, teremos sempre um posicionamento mesmo que estejamos vendendo um produto indiferenciado. Essa posição até poderá não ser muito atrativa, portanto procuramos formas de ter algo para oferecer que seja único e relevante, que faça colocar o produto numa posição mais atrativa.

O consumidor é aquele que adquire bens, produtos e serviços sem estabelecer um vínculo comercial de longo prazo com a empresa, restringindo o atendimento das suas necessidades ao momento da compra. As pessoas que são atraídas por promoções relâmpagos, por preço abaixo do mercado ou são “encantadas” por um belo discurso de vendedor são consideradas consumidores para uma empresa. Isto porque o apelo mercadológico para atrair o comprador para a empresa tende a ser copiado pela concorrência, sem que exista garantia de qualquer fidelidade para compras futuras. Nesta prática percebe-se a característica do consumidor.

Cliente é o foco da empresa e representa pessoas ou organizações que exercem influência no processo de troca rentável para a empresa. O padrão de consumo relacionado a promoções e ações de rápida resposta necessita de estratégias de longo alcance para fidelizar clientes. O consumidor pode ser retido e transformado em cliente. Para isso, é importante que a empresa desenvolva produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente, mantendo ou, sempre que possível, ampliando a rentabilidade em cada compra.

O cliente diferencia-se do consumidor por possuir uma vinculação de maior intensidade com a empresa. A relação do cliente com a empresa é de longo prazo, o que não pode ser rapidamente copiado pela concorrência. No Brasil, é muito usual se utilizar a expressão “freguês” para se designar o cliente fiel que possui alto valor para a empresa. O que se deve perceber, no entanto, é como caracterizar o freguês com base no perfil de consumo.

Elegance Bolsas & Carteiras x Concorrência

Existe bastante competitividade no segmento de Bolsas e Carteiras, pois se trata de um mercado bastante importante para a sociedade, principalmente para o público feminino. Como a empresa atua atualmente apenas em feiras, a concorrência é ainda maior.

Os concorrentes diretos da Elegance Bolsas & Carteiras são as empresas: Luarte Bolsas; Luluka Bolas.

E os concorrentes indiretos são: Willy Bolsas; Olly Bolsas; Tina Bijuterias.

Estratégias atuais

A empresa Elegance busca sempre a diferença no mercado. Atualmente tem procurado oferecer aos seus clientes, design e modelos de bolsas e carteiras diferenciados e inovadores, com intuito de não perder seu posicionamento no mercado e alavancar suas vendas.

A empresa vende réplicas de qualidade de bolsas e carteiras feitas com couro sintético das marcas Victor Hugo, Carmim, Dior e Prada, todas elas são de design inovador que acompanha os grandes desfiles internacionais. As bolsas infantis da marca Disney são feitas de tecido lavável.

Sugestão de estratégias

Como a empresa tem crescido bastante em tão pouco tempo, a sugestão é que os sócios inaugurem o quanto antes uma loja própria, pois existem clientes de potencial que não gostam do ambiente de feira, dessa forma a Elegance acaba perdendo oportunidade de venda.

Promoções

Para estimular o conhecimento, curiosidade e vontade dos visitantes das feiras onde a Elegance participa, foi anunciado na rádio local, propagandas e informando formas de pagamento e localização da banca. Foram editados vídeos dos desfiles onde as bolsas inspiradoras foram divulgadas, esse vídeo tem duração de 1h20min e é passado na banca durante toda a feira. Foi criado um usuário do Orkut assim como a comunidade da Elegance Bolsas & Carteiras, assim como um blog onde sempre é divulgado novos modelos, tendências e curiosidades dos assuntos referente à moda. Todos os trabalhadores da banca usam uniformes com a logo da empresa para propagar a marca visualmente. Contam também com o marketing boca a boca através da garantia de qualidade e satisfação dos consumidores dos produtos da Elegance Bolsas & Carteiras.

Relatório de vendas

Perfil dos vendedores

Os vendedores da Elegance possuem um perfil bastante comunicativo, dinâmico e espontâneo, pois trabalham com um público de feira e essas são três características essenciais para aguentar a demanda de clientes.

A empresa hoje, possui dois sócios que também atuam como vendedores da empresa:

 Ana Cleide Sampaio Mendes: com formação em Gestão de Pequenas Empresas, é a gerente de compras. Possui espírito de liderança, além de ser bastante dinâmica e empreendedora;

 Genivaldo Farias Mendes: também com formação em Gestão de Pequenas Empresas, é o gerente de vendas. Possui um perfil de empreendedor e tem muita habilidade em atendimento, é bastante dinamico e organizado.

Há algum tempo o capital intelectual era uma vantagem por excelência. Hoje, sem a presença do capital emocional e do capital ético, apenas o capital intelectual não garante a contratação e permanência no mercado de trabalho.

Cada dia que passa a Elegance vem crescendo mais e com esse crescimento, a exigência de vendedores mais capacitados é inevitável.

Estratégia de premiação dos vendedores

Como a empresa possui apenas dois sócios funcionários eles elaboraram uma forma de manter a Elegance Bolsas & Carteiras competitiva frente ao mercado.

Os dois sócios trabalham por um período de 03 meses sem descanso ao fim desse período os dois sócios retiram do mercado por um período de uma semana e vão viajar geralmente eles vão para Caldas Novas, Campos dos Jordão ou Uberaba, são as cidades que eles gostam de descansar após um período de 03 meses de trabalho, porém na folga teve uma vez que eles foram até a cidade de Rosário na argentina para ver os modelos de bolsas que as mulheres daquele país estavam usando.

Produtos Elegance Bolsas & Carteiras

 Vaca leiteira: A bolsa mais vendida da loja é uma replica da famosa marca Victor Hugo modelo: DSCF3041. Essa bolsa tem bastante saída. Por mês são vendidas em média, 35 bolsas no valor de R$ 120,00 cada uma.

 Estrela: São carteiras femininas que tem bastante saída, em média 80 por mês com um valor baixo. Elas não geram muito lucro para a empresa, porém tem seu destaque no fim do mês na porcentagem de lucro que ela proporciona para a empresa.

 Garoto prodígio: São as réplicas de bolsas da famosa marca Carmim, pois seus modelos são de uma elegância imensurável e um conforto grande ao carregar essas bolsas. Os valores delas estão dentre os mais altos da empresa e tem bastante procura, mas ainda não se tornaram a maior parte do faturamento, porém em um futuro bem próximo ela estará sendo responsável pela maior parte do lucro da loja.

 Abacaxi: São bolsas infantis que tem vários modelos em estoque, pois a fabricação tem que ser sempre renovada por conta do estilo das crianças que mudam muito, de acordo com o momento, o programa infantil ou o desenho. É um produto de alto investimento e baixa lucratividade.

Garoto Prodígio:

O produto escolhido para estudo foi o que denominamos como “Garoto Prodígio”, pois a procura já é bastante grande mesmo tendo sido lançado há pouco tempo e são produtos de alto valor o que irá gerar um faturamento mais alto para a empresa.

Garoto prodígio: Características

São réplicas perfeitas de bolsas da marca Carmim, com um preço bem mais acessível do que a original, feitas de material extremamente resistente.

Garoto Prodígio: Público Alvo

Público feminino da classe média.

Garoto Prodígio x Concorrência

Parar com a ação dos concorrentes não e tarefa fácil para ninguém, mas acreditamos que a melhor forma de conseguir essa mágica é estando sempre a frente da concorrência. Como isso pode ser feito? Sempre lançando coleções com novidades antes, ter um domínio amplo do mercado, bons relacionamentos e contatos para ter acesso às informações com exclusividade.

O mercado e principalmente clientes tem que ter certeza que a Elegance é referência no seguimento que atua, sendo sempre procurada antes de qualquer escolha. Essa é sem dúvida a melhor forma de parar com qualquer ação da concorrência.

Garoto Prodígio: Pirâmide de Maslow

Ao verificar em qual divisão hierárquica se encontra o produto na Pirâmide de Maslow, temos que entender as cinco necessidades da pirâmide:

Após esse entendimento, conseguimos identificar que o produto estudado está no nível da Estima.

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »