TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Monografias: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Rio de Janeiro

2014

Renata da Conceição

Natura Cosméticos

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro

Agosto de 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 4

2 ANÁLISE ESTRATÉGICA ...................................................................5

2.1 .MISSÃO, VISÃO E VALORES ............................................................. 5

2.2 .ESTRATÉGIA GENÉRICA ................................................................... 6

2.3 .ESTRATÉGIA COMPETITIVA .............................................................6

2.4 .AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS ................7

2.5 .AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS .............................7

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA ..................8

4 CONCLUSÃO ........................................................................................9

REFERÊNCIAS ...........................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O foco deste trabalho é demonstrar a importância do Planejamento Estratégico dentro das organizações. Este tópico será aprofundado através do Estudo de Caso da empresa Natura Cosméticos S.A, com auxílio do material didático da Biblioteca Virtual e das aulas 01 a 10 do acesso ao aluno no portal Estácio.

A princípio será feita a abordagem sobre a missão, visão e valores da empresa, avaliando a descrição de cada um desses elementos e a estrutura da empresa como um todo, detalhada no Estudo de Caso em questão.

Posteriormente, serão descritas as Estratégias Genérica e Competitiva adotadas pela empresa e suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

E para finalizar, serão levantadas algumas considerações e propostas voltadas ao crescimento e desenvolvimento da empresa.

2. ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES.

Conforme no site da empresa Natura, a missão da mesma é “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar-Bem”. Onde o termo “bem-estar”, está ligado a uma relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo e estando bem, gera uma relação empática, prazerosa, do indivíduo com o outro e com a natureza a qual faz parte e com o todo.

Como missão significa a razão de ser do próprio negócio, respondendo em seu contexto o porquê a mesma foi criada e porque existe, quando a Natura Cosméticos descreve sua finalidade conforme citado acima, pode-se afirmar que há bastante coerência, pois o enunciado da missão está condizente ao propósito e as responsabilidades da empresa perante aos clientes.

Considerando sua visão, a Natura possui os seguintes: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pelas qualidades das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo”. Conclui-se então que, ao detalhar as estratégias adotadas e realizando o encontro de seus pontos observa-se: ser uma empresa de referência mundial (onde já atuam em sete países), identificadas com as pessoas (por seu aperfeiçoamento e etc.), comprometida com a construção de um mundo melhor (por suas essências e outros ingredientes naturais) e mantendo uma relação sustentável e equilibrada com a natureza (pela criação de refis), pode-se afirmar também que o conceito de visão da Natura está coerente com o que deseja e refere-se a sonhos almejados e possíveis de concretização, pois expressa a linha de pensamento e de ação da empresa.

Em seus valores, a Natura textualiza: “a vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações”.

Levando em conta o conceito de Valores de uma Organização, que são crenças e atitudes que dão personalidade à empresa, definindo uma “ética” para atuação das pessoas e da estrutura como um todo podemos afirmar que a Natura ,nos transmite uma imagem bem coerente de se obter produtos de excelente qualidade, utilizando tecnologias avançadas, fabricação com ingredientes naturais e de fontes renováveis, embalagens reutilizáveis, reforçando a preocupação com o cliente, com a comunidade e o meio ambiente.

2.2. ESTRATÉGIA GENÉRICA

De acordo com o Estudo de Caso tratado, uma das estratégias definidas pela empresa Natura, envolve o crescimento do mercado brasileiro e estrangeiro, por meio de vendas diretas, sem que exista relação empregatícia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com