TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAR ESTRATÉGIAS PARA A

SECRETARIA de POLÍCIA do SENADO FEDERAL

[pic]

Antes de uma abordagem direta ao tema, faz-se necessário conceituar GESTÃO ESTRATÉGICA e outros temas correlatos.

Gestão Estratégica é definir de maneira clara, participativa e com base em um diagnóstico atual e futuro dos ambientes interno e externo, a direção que se quer dar à organização, formulando missão, visão e valores, e ainda programar e controlar os objetivos, as estratégias e os planos de ações definidos. Aproveitamos a abordagem de alguns autores para melhor definir Gestão Estratégica.

“A determinação da missão e dos objetivos da organização frente aos seus ambientes externo e interno e a administração dos estágios de formulação, implementação e controle da estratégia.” (WRIGHT, KROLL e PARNELL, 2000)

“Um processo iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente.” (CERTO e PETER, 1993)

*Iterativo: Termo que significa que o processo é cíclico.

“O Planejamento Estratégico aliado à tomada de decisão em todos os níveis da organização.” (TAVARES, 1991)

“A capacitação da organização, de forma a permitir que as decisões administrativas e operacionais estejam de acordo com as decisões estratégicas.” (FISCHMANN, ALMEIDA, 1991)

O gerenciamento estratégico é uma atividade complexa que envolve as diversas funções de um administrador ou gestor, além da percepção interna e externa da organização. A complexidade desta atividade é diminuída com uma postura pró-ativa do gestor. Ser pró-ativo significa antecipar-se às mudanças. Vamos apresentar o exemplo de um chefe de uma unidade policial, ele deve ficar esperando as estratégias relacionadas ás ocorrências explodirem, para tomar providências? Alguns sim, os que fazem diferença, não. Ser pró-ativo é desenvolver ações que reduzam a oportunidade para que aconteça a ocorrência de fatos delituosos.

O cenário é composto por três elementos: agente, ambiente e vítima, como aparecem no desenho abaixo:

Ao removermos um dos lados do triângulo, a situação para que um delito ocorra, deixa de existir. Desta forma as ações pró-ativas devem, considerar um dos três elementos em particular e os três em geral.

Nos dias de hoje administram-se as organizações policiais com base na formação jurídica ou militar. Apesar de as relações na sociedade serem reguladas por um código de leis, temos que evitar a quebra da normalidade.

A formação específica dos gestores é uma prática adotada na iniciativa privada e incorporada no setor público.

Qual o motivo de gerenciar estrategicamente a Polícia do Senado Federal? Autores clássicos da Administração podem responder a esta pergunta, listando alguns benefícios do gerenciamento estratégico, dentre os quais:

• Desenvolver nos membros da Secretaria de Polícia do Senado Federal maior interesse pela organização;

• Oferecer uma vantagem frente aos seus concorrentes;

• Permitir uma clara visão do negócio;

• Canalizar os esforços na conquista dos objetivos;

• Ordenar as prioridades a partir de um cronograma;

• Contribuir para a motivação geral dos servidores, pois esclarece as responsabilidades individuais.

• Estimular a cooperação e a integração para enfrentar oportunidades e problemas.

Analisando alguns destes itens isoladamente para melhor esclarecer de que forma estes podem nos oferecer benefícios, e ainda sanando dúvidas que possam advir em sua conceituação, faremos uma abordagem mais detalhada.

• Oferecer uma vantagem frente a seus concorrentes: O nosso maior concorrente é o crime e tudo o que este envolve, organizações criminosas (Cleptocracia), terrorismo e os crimes eventuais (ameaças, furto, desacato ...)

• Permitir uma clara visão do negócio: O artigo 144 da Constituição Federal designa os órgãos policiais que atuam diretamente na Segurança Pública e define os seus negócios, por exemplo:

§5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

O Plano Estratégico da PMSC diz o seguinte: VISÃO da Polícia Militar de Santa Catarina Ser reconhecida pela sociedade como instituição de EXCELÊNCIA na área de Segurança Pública.

• Ordenar as prioridades a partir de um cronograma: Para determinar as prioridades podemos nos valer de uma excelente ferramenta, a matriz GUT, isto é, GRAVIDADE, URGÊNCIA e TENDÊNCIA. Gravidade é o que representa perigo para a organização. Urgência é a ordem lógica das prioridades. Tendência é o que se torna mais grave.

• Estimular a cooperação e a integração para enfrentar oportunidades e problemas: Conhecer os pontos fortes e fracos de sua própria instituição, assim como, as ameaças e oportunidades do ambiente que está inserida, facilitam a integração e o envolvimento com outros órgãos policiais que atuam na Segurança Pública, cabe aqui uma ressalva à Agência Brasileira de Inteligência através do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

[pic]

O Planejamento Estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e com as ações que afetarão a organização como um todo. Deve-se privilegiar a eficácia, a eficiência e a efetividade.

“O processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se esclarecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.”

(OLIVEIRA, 2002)

Planejamento Tático são os objetivos de médio prazo. É o planejamento dos subsistemas organizacionais.

Planejamento Operacional está relacionado com os objetivos a curto prazo e com os níveis hierárquicos mais baixos da organização.

“É a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.” (OLIVEIRA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com