TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Exames: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

Programa Especial para Formação de Servidores Públicos - PROESP

CENTRO DE DIAGNÓSTICO DE SAÚDE: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E A PERCEPÇÃO DOS CIDADÃOS-CLIENTES ACERCA DOS SERVIÇOS PRESTADOS NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO DR. HÉLIO NOGUEIRA LOPES.

CATIA CINTIA SANTOS

FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA

GILMA SILVA SOUZA

TIAGO MELO ALVES

PENEDO-AL

2014

CATIA CINTIA SANTOS

FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA

GILMA SILVA SOUZA

TIAGO MELO ALVES

CENTRO DE DIAGNÓSTICO DE SAÚDE: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E A PERCEPÇÃO DOS CIDADÃOS-CLIENTES ACERCA DOS SERVIÇOS PRESTADOS NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO DR. HÉLIO NOGUEIRA LOPES.

Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Administração Pública, ministrado pelo Professor Mestre Israel Macedo, Curso de Administração Pública. Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – PROESP.

PENEDO-AL

2014

AGRADECIMENTO

Agradecemos ao diretor do Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes, Nilton Santos e aos colaboradores externos, professor Antônio Jorge Carvalho e Dr. Raimundo Jorge Rosário Souza que nos contribuíram com toda estrutura necessária para o desenvolvimento de um diagnóstico institucional e ao nosso orientador professor mestre Israel Macedo.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. INTRODUÇÃO

1.1 Contexto

Nessa pesquisa acadêmica, que é baseado no estudo de caso realizado no Centro de Diagnóstico através de pesquisa de campo, participativa, conclusiva, quantitativa e documental, levantaremos qual é o perfil dos cidadãos-clientes que necessitam dos nossos serviços, quais os pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças e mostraremos além do perfil dos cidadãos-clientes como poderemos ter serviços em qualidade e excelência sabendo assim como é a percepção dos mesmos quanto à prestação dos serviços ofertados em nosso setor de trabalho.

Durante o desenvolvimento deste projeto acadêmico, contaremos com o acompanhamento e a orientação do Professor Mestre Israel Macedo.

1.2 Justificativa

A equipe técnica tenta mostrar a quem de direito que nosso setor pesquisado e que apresentava uma grande relevância na prestação de serviços em diagnóstico por imagem contribuindo para que os nossos cidadãos-clientes tivessem um maior bem estar sendo assistidos por esses serviços, está em total abandono, com aparelhos sucateados e um ambiente de trabalho hostil e sem nenhuma condição de trabalho.

Precisamos que o Centro de Diagnóstico volte a ter essa grande relevância na prestação dos serviços ali inseridos com a apresentação de um diagnóstico institucional para mostrarmos as ferramentas necessárias para que os serviços voltem a ser ofertados por completo e com total qualidade e excelência.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar do perfil e a percepção dos cidadãos-clientes acerca dos serviços prestados no Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes.

1.3.2 Objetivo Específico

Fazer uma pesquisa de campo para mostrar qual o perfil dos nossos cidadãos-clientes que são atendidos para um diagnóstico por imagem e como os próprios cidadãos-clientes estão vendo como esses serviços estão sendo ofertados de que maneira e condições.

1.4 PROBLEMA

Qual o perfil e a percepção dos cidadãos-clientes acerca dos serviços prestados no Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes.

1.5 HIPÓTESE

Estamos realizando esse diagnóstico para termos como identificar o perfil e a percepção dos cidadãos-clientes que necessitam de um diagnóstico por imagem, quem precisa mais, a faixa etária, o sexo do cidadão-cliente e como os cidadãos-clientes estão percebendo as condições de oferta e prestação dos serviços existentes, para um melhor atendimento, com rapidez, e que tenha uma duração em longo prazo.

1.6 MATERIAIS E MÉTODOS

Segundo CERVO; BERVIAN, 1978, p 17, em seu sentido mais geral, o método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZnEAC/metodologia-cientifica - acessado em 09 dez 2014.

1.6.1 Tipo de Pesquisa

Pesquisa feita em um estudo de caso e de campo, bibliográfica e documental.

1.6.1.1 Pesquisa Bibliográfica

Segundo GIL (2008) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não se recomenda trabalhos oriundos da internet.

http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf - acessado em 09 dez 2014

Coletamos nossos dados por meio de livros de registros dos cidadãos-clientes que necessitaram dos nossos serviços, do relatório estatístico – 2000 , e através de um questionário.

1.6.1.2 Estudo de Caso

Segundo PONTE, (2006:2), “É uma investigação que se assume como particularista, isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de certo fenómeno de interesse”.

http://grupo4te.com.sapo.pt/mie2.html - acessado em 09 dez 2014

A realidade da empresa mostra de como está sendo ofertados nossos serviços, aparelhos ultrapassados, sem manutenção preventiva e nem corretiva de certa forma não se está prestando um serviço de qualidade a todos os cidadãos-clientes.

1.6.1.3 Estudo de Campo

Segundo CARMO e FERREIRA (1998) como método de recolha e avaliação de dados optou-se por utilizar inquéritos por questionários. Uma das grandes características deste tipo de inquérito é o facto do investigador e o(s) inquirido(s) não interagirem em situação presencial.

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/anaamaro/docs/cap5.pdf - acessado em 09 dez 2014

Nossa pesquisa foi feita no Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes, verificamos os dados através de planilhas extraindo os dados dos livros de registros.

1.6.1.4 Pesquisa Documental

Segundo Ludke e André (1986), a análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, sejam complementadas informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.

http://pesquisadocumental.blogspot.com.br/p/o-conceito-de-pesquisa-documental.html - acessado em 08 dez 2014.

Para coleta desses dados precisamos de nos guiar, e fizemos isso através de documentos registrados em livros e de relatório estatístico, extraídos do próprio setor analisado tão como de documentos extra setor.

1.6.1.5 Pesquisa Participativa

Foi realizada por um dos técnicos responsáveis, que além de coletar, analisar e diagnosticar os dados faz parte do setor em análise como um dos servidores ali lotado.

1.6.2 Coleta de Dados

Realizamos o diagnóstico através de coleta de dados em livros de registro dos cidadãos-clientes atendidos em nosso setor de trabalho, através de um questionário, por meio virtual (Internet) e por relatórios estatísticos realizado no ano de 2000 pela Prefeitura Municipal de Penedo, Estado de Alagoas, Secretaria Municipal de Penedo.

1.6.3 Análises dos Dados

Analisamos os dados por meio de tabelas especificadas por tipo de exames, sexo, faixa etária, por questionário e concluímos mostrando nas próprias tabelas as porcentagem constando o perfil dos nossos cidadãos-clientes e por meio de questionário onde se tem uma real situação da percepção dos cidadãos-clientes.

1.7 VIABILIDADE DO DIAGNÓSTICO

Iremos depois de analisar os dados e a percepção dos servidores ter a certeza que nosso diagnóstico será totalmente viável e compatível com a necessidade que o Centro de Diagnóstico precisa.

2. DIAGNÓSTICO

Segundo Petrocchi (2009) p.118 afirma que, “o diagnóstico reúne informações básicas da análise de mercado, das oportunidades e ameaças, dos atrativos turísticos e dos pontos fortes e fracos do destino”.

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-diagnostico-organizacional/47224/ - acessado em 09 dez 2014.

2.1 Finalidade

Mostrar a triste realidade dos serviços que já foram prestados com qualidade e excelência que não mais está sendo prestado.

2.2 Relevância

Pra que possamos voltar à prestação desses serviços anteriormente prestados com a qualidade e a excelência que nossos cidadãos-clientes merecem.

2.3 Aplicabilidade

Realizado na Secretaria Municipal de Saúde no setor de diagnóstico por imagem – Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes.

2.4 Empresa Analisada

Com ênfase nessa análise feita na área da saúde no setor de diagnóstico por imagem – Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes idealizado no município de Penedo Alagoas, nos da de uma forma generalizada um diagnóstico preciso de como nossos serviços estão sendo ofertados aos nossos cidadãos-clientes e demonstrando o perfil dos mesmos.

2.4.1 Histórico

Por conta dos altos índices de pacientes necessitando de um diagnóstico e vendo isso por meio de dados estatísticos os serviços sendo realizados por outros prestadores de serviços na saúde, planejaram-se e descobriu-se a necessidade de criar um centro especializado nesses serviços, através de estudos e pesquisas por equipes técnicas em várias áreas – engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia nuclear – radiação iônica, técnicos em ambiente, entre outros, chegaram ao local próprio para implantação desse tão sonhado centro de radiodiagnóstico, então em meados de junho de 2000, às 18h:00m foi inaugurado o Centro de Diagnóstico com a presença de várias as autoridades, incluindo o médico e político Dr. Hélio Nogueira Lopes sendo homenageado dando seu nome ao empreendimento inaugurado, mas o por que o centro de diagnóstico recebeu o nome desse penedense médico e político?

Porque Dr. Hélio Nogueira Lopes além de médico contribui bastante como político para a sociedade penedense e alagoana, podemos destacar um pouco de sua história como pessoa, médico e político: Nasceu em 10 de novembro de 1922, na cidade de Penedo, filho de Edmundo Lopes e Elisa Nogueira Lopes. É casado com Maria Pereira Lopes.

Estudou na escola particular de D. Maria Galindo Campos (D. Mocinha) e fez o 1º grau menor no grupo escolar Gabino Besouro. O 1º grau maior foi feito em Aracaju – SE no colégio Tobias Barreto. O curso suplementar que existia na época foi feito em Recife – PE, onde cursou Medicina até o 3º ano. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Fez especialização com o famoso pediatra Rinaldo De Lamare.

Manteve um consultório na cidade de Penedo, presidente da Companhia de Educandário Gratuitos de Penedo, prefeito da cidade de Penedo - Alagoas 1956/1961, provedor e Médico dos hospitais de Penedo de 1965/1970. Superintendente da SUAVAL, secretário de Saúde e Serviço Social 1975/1978. Deputado Estadual 1978/1990.

Além do prefeito Dr. Alexandre de Mello Toledo seu vice e secretário de saúde Dr. Raimundo Jorge Rosário Souza, estiveram presentes o então governador do Estado de Alagoas Dr. Ronaldo Lessa, o secretário de Estado de Saúde Dr. Álvaro Machado, este filho natural de penedo, entre outras autoridades de nível municipal e estadual, a partir dessa data começou a funcionar e tendo o seu primeiro faturamento do que tinha sido realizado na segunda quinzena de junho e primeira quinzena de agosto mostrando assim que mais um investimento na prestação de serviços médicos no diagnóstico por imagens.

O referido setor começou tendo como principais exames a ultrassonografia e a radiografia, posteriormente incluindo ao seu quadro de serviços mamografia e eletrocardiograma, o primeiro médico responsável pelos laudos e exames foi o Dr. Iassu Santos Oribe, profissional responsável por fazer o exame e laudá-los. Na implantação do centro, tínhamos um aparelho de radiografia, e um de ultrassonografia, posteriormente sendo adquirido um mamógrafo e eletrocardiograma atendendo assim uma demanda espontânea e uma demanda reprimida pelo motivo de os centros existentes não darem conta da quantidade de pessoas que precisavam dos serviços ali prestados, outros médicos vieram e substituíram os existentes, servidores públicos foram transferidos assumidos por outros servidores, hoje existem cinco agentes administrativos, duas técnicas em enfermagem, dois zeladores e quatro técnicos em radiologia, tendo um médico cardiologista para laudar os eletrocardiogramas, um médico radiologista para os laudos da radiologia (Raios-X e mamografia) e um médico ultrassonografista para realizar e fazer os laudos da ultrassonografia.

O prédio que é bem dividido em salas com paredes baritadas – que impedem a passagem de radiação iônica, com seis banheiros, uma sala especial para o eletrocardiograma, salas baritadas para a mamografia e para a radiologia, duas salas usadas para o serviço de ultrassonografia, duas copas, uma recepção com capacidade suficiente para um bom atendimento, três salas usadas como sala para diretoria e salas para digitação. O Centro de Diagnóstico já teve dias melhores, hoje está funcionando com o aparelho de ultrassonografia adquirida pelo médico que faz o exame, o mamógrafo funcionando com um terço de sua capacidade, radiografia não está sendo realizado, eletrocardiograma também sem funcionar, o prédio totalmente deteriorado – abandonado, sujo sem pintura, sem limpeza da área externa, sem qualquer olhar mais especial por parte do gestor público.

Um empreendimento tão sonhado, bem recebido pela população não só penedense, mas por uma população bem mais além das fronteiras do nosso município, está aí abandonada sem prestar qualquer serviço de relevância e excelência como outrora prestava.

Imaginemos que em agosto de 2000 onde se faturou pela primeira vez os serviços prestados no Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes tenha havido uma grande dificuldade para a implantação, instalação e funcionamento do mesmo, até por conta de falta de profissionais capacitados para o manuseio dos equipamentos que seriam instalados, médicos especialistas em ultrassonografia e também que tivesse a capacidade de laudar os filmes/películas dos raios-x e das mamografias, toda essa dificuldade foi enfrentada e, com muito esforço de muitas partes, seja na esfera municipal, estadual e federal, hoje o Centro de Diagnóstico está preste a não mais prestar os serviços anteriormente prestados e se prestar com algumas deficiências.

2.4.2 Mercado de Atuação

O Centro de Diagnóstico atua no município de Penedo Alagoas há aproximadamente 14 anos na prestação de serviços de diagnóstico por imagem – radiografias, ultrassonografias e mamografias, incluindo também o eletrocardiograma, prestando serviços não só aos nossos munícipes, mas também a uma área de atuação bem mais abrangente, incluindo cidades circunvizinhas que adquirem essa prestação de serviço, tendo a cidade de Penedo como polo distribuição dos mesmos, sendo assim toda cidade que precisa dos referidos exames compram de penedo, contribuindo também para que outras pessoas não só as de Penedo usufruam dessa prestação.

2.4.3 Filosofia

“Atender bem sem olhar a quem com um serviço em excelência”, temos como filosofia a prestação de serviços de relevância a nível regional, deixando o famoso “jeitinho” e atender a todos com excelência que precisam dos serviços instalados no Centro de Diagnóstico, sermos gentis e prestativos com nossos cidadãos-clientes.

2.4.4 Missão

Não consta missão em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

2.4.5 Visão

Não consta visão em nossa empresa, ver nas recomendações (Ver p. X).

2.4.6 Valores

Não constam valores em nossa empresa, ver nas recomendações.

2.4.7 Produtos/Serviços

Ofertamos serviços em radiografias para todas as idades e de todas as partes do corpo, ultrassonografia também para todas as idades e de quase toda parte do corpo, com exceção de partes moles, extremidades, tireoide, saco escrotal, entre outras, mamografia para mulheres acima de 30 anos, mamografia de rastreamento – acompanhamento dos pacientes pelo profissional solicitante – médico e mamografia dinâmica – solicitado pelo médico para tirar dúvidas de alguma suspeita e o eletrocardiograma para todas as idades.

2.4.8 Identificação dos padrões de atendimento e do serviço ofertado

Verificamos que todos os nossos atendimentos são feitos através de solicitação médica, sendo marcada em local específico por meio do SISREG – Sistema de Regulação de exames e consultas, onde consta informação como: local e data do exame solicitado, profissional executante, tipo do serviço – exames por imagem, tendo como principal objetivo desse sistema de regulação para que os cidadãos-clientes sejam organizados de forma que saibam qual o procedimento o local e onde fazer o exame e que não fiquem sem as devidas informações necessárias para a realização do procedimento.

2.4.9 Fornecedores

Trabalhamos com filmes/películas, que são chapas para a revelação do que se deseja ser revelado – parte do corpo em observação - da marca FUJI com algumas características bem peculiares, por exemplo: caixas de filmes/películas com 100 unidades, nos tamanhos conforme especificações para cada tipo de exame – Raio-X tórax película medindo 35x40cm, Raio-X coluna lombo-sacra película medindo 28x35cm, mamografia película medindo 18x24cm da marca CARESTREAM MIN-R e a ultrassonografia filme da marca SONY, com bombinhas de tamanhos com 10m.

2.4. 10 Clientes

Nossos cidadãos-clientes são em sua grande totalidade pessoas carentes e acima de 41 anos aproximando os 56% (cinquenta e seis por cento), vindas do nosso município – zona rural e urbana e de municípios vizinhos, pessoas sem quaisquer condições sociais e económicas favoráveis a utilizarem esses serviços em regime particular, dizemos que são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

2.4.11 Concorrentes

Síntese Diagnóstico, na prestação de serviços em radiografia e ultrassonografia.

2.4.11.1 SWOT do concorrente

Nosso concorrente nos mostra muita qualidade em seus atendimentos, mas mostramos de como ele também enfrenta e administra o ambiente interno – pontos fracos e fortes e o ambiente externo – oportunidades e ameaças.

2.4.11.1.1 Força

Ótimas instalações e um serviço de qualidade.

2.4.11.1.2 Fraquezas

Mau atendimento, muito tempo de espera.

2.4.11.1.3 Oportunidades

Ofertar uma maior diversidade em serviços especializados para cidade de Penedo Alagoas e cidades circunvizinhas.

2.4.11.1.4 Ameaças

Concorrentes que prestem serviços similares com uma maior qualidade, e uma agilidade na prestação dos serviços ofertados.

2.4.12 Localização da Empresa

O Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Nogueira Lopes, fica situado à Rua Matheus Ferreira, S/N, bairro de Santa Luzia, município de Penedo Alagoas.

2.4.13 Análises do Desempenho Organizacional

2.4.13.1 Faturamento (Quantidade média do processo produtivo)

Em nossa empresa nos meses analisados tivemos uma produção de 974 (novecentos e setenta e quatro) cidadãos-clientes em prestação de 03 (três) dos 04 (quatro) serviços ofertados por nossa empresa, que é uma empresa pública prestadora de serviços em diagnóstico por imagem, faturamento via SUS tipo produção dos serviços realizados.

2.4.13.2 Número de Clientes e seu Perfil

Cidadãos-clientes que foram registrados em nossos livros em 03 (três) dos 04 (quatro) serviços ofertados.

Total de cidadãos-clientes registrados, pesquisa realizada de Janeiro à Junho de 2014, em loco, 974 (novecentos e setenta e quatro) cidadãos-clientes utilizaram nossos serviços nos meses acima citados, desse total de atendimentos temos:

Serviço de Radiologia (raios-x diversos) 576 (quinhentos e setenta e seis) cidadãos-clientes, onde desses 58% (cinquenta e oito por cento) estão acima de 41 anos, 42% (quarenta e dois por cento) até 40 anos de idade, 38% (trinta e oito por cento) são do sexo masculino e 62% (sessenta e dois por cento) do sexo feminino, com uma observação a ser feita, houve atendimentos em todos os meses em análise.

Serviço em Mamografia (rastreamento e dinâmica) 126 (cento e vinte e seis) cidadãos-clientes, onde, 17% (dezessete por cento) estão compreendidos na faixa etária de 30 a 40 anos, 33% (trinta e três por cento) de 41 a 50 anos, 50% (cinquenta por cento) acima de 51 anos de idade e com 100% (cem por cento) pessoas dos sexo feminino, com uma observação a ser feita, durante os 06 (seis) meses em análise observou-se que no mês de janeiro e junho do ano referido não houve atendimentos.

Serviços de Ultrassonografia (ultrassonografias diversas) 272 (duzentos e setenta e dois) cidadãos-clientes onde, 40% (quarenta por cento) estão acima de 41 anos, 60% (sessenta por cento) até 40 anos de idade, 15% (quinze por cento) são do sexo masculino, 85% (oitenta e cinco por cento) do sexo feminino, com uma observação a fazer, durante os 06 (seis) meses em análise observou-se que no mês de maio e junho do ano referido não houve atendimentos.

Toda essa análise feita em loco e pesquisada nos livros de registro dos serviços ofertados em destaque acima.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 Descrições dos Produtos e Serviços Ofertados

Ultrassonografia, radiografia, mamografia e eletrocardiograma.

3.2 Identificações dos Padrões dos Produtos e Serviços

3.2.1 Padrões de Tempo

Temos um tempo estimado para o serviço de ultrassonografia correlativo ao tipo de ultrassonografia com média de 10min, a mamografia estimada em 20min por pessoa e a radiografia correlativa ao tipo de radiografia com média de 25min.

3.2.2 Padrões de Custo

O custo de cada procedimento também varia tendo uma média dependendo do tipo de serviço, mamografia custa 04 películas uma porção de químico...

3.2.3 Padrões de Quantidade

Com relação à quantidade da demanda dos nossos serviços é bastante procurada, temos a demanda espontânea e reprimida essa por conta da interrupção dos serviços por falta de manutenção e ou insumos.

3.2.4 Padrões de Qualidade

Existem duas situações para a qualidade, em se tratando dos insumos, eles são de boa qualidade, insumos FUJI, SONY e CARESTREAM MIN-R todos de boas marcas, mas se tratando dos aparelhos já não são de tão boa qualidade, já foram bons aparelhos mas atualmente não tanto por conta do tempo que foram adquiridos e por falta de manutenção.

3.3 Percepção dos Cidadãos-Clientes

Já como servidor nós temos a percepção de que nossos cidadãos-clientes não estão tendo um serviço de qualidade e excelência e de uma certa forma sendo desrespeitados.

3.4 Expectativa dos Cidadãos-Clientes

Percebemos como expectativas de nossos cidadãos-clientes a volta dos serviços de qualidade e excelência como um dia já teve, melhorando os o ambientes físico para uma melhor acomodação e aparelhos em bom estado de uso e todo estrutura física, dando condições para os servidores desempenharem melhor suas funções, acolhendo de forma respeitosa os cidadãos-clientes.

3.5 TIPOLOGIAS DOS CIDADÃOS-CLIENTES

3.5.1 Faixa Etária

Nossos cidadãos-clientes estão inseridos de recém-nascidos até 100 anos assim precise dos nossos serviços.

3.5.2 Gênero

Todos os gêneros masculino e feminino.

3.5.3 Categoria Temporal

3.5.4 Atendimento

Atendimento feito individualizado e diferenciado por tipo de serviço prestado.

3.5.5 Layout

Fachada sem pintura, ambiente interno sujo, mal arejado sem as mínimas condições de uma boa acolhida aos nossos cidadãos-clientes.

3.5.6 Postura

Temos uma postura de bons servidores, como preconiza o estatuto do servidor público, mesmo sem motivação alguma.

3.5.7 Comunicação

Não consta comunicação em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

3.6 MODELOS DE GESTÃO

3.6.1 Patrimonialista

Não constatamos nenhuma forma patrimonialista em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

3.6.2 Burocrático

Todo o gerenciamento da prestação dos serviços é feito através de forma burocrática, tendo que apresentar solicitação médica, junto com uma marcação do exame solicitado via SISREG, registrados em livro ata.

3.6.3 Gerencial

Não consta modelo gerencial em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

3.6.4 Modelo Adotado Predominante

Modelo de gestão apresentado em nosso setor analisado é o burocrático.

3.7 CONDIÇÕES DE TRABALHO

3.7.1 Ambiente

Ambiente sem iluminação adequada, sem a limpeza devida, com as salas sem as mínimas condições possíveis, área interna, já na área externa também sem a limpeza devida e sem pintura.

3.7.2 Hierarquia

Não temos uma hierarquia direta, apresentamos apenas um diretor administrativo, e de forma indireta temos a secretária de saúde, e coordenadores diversos, que nós da um suporte adequado para o bom desenvolvimento das nossas atribuições.

3.7.3 Estrutura Física

Ver fotos (apêndice) p.

3.7.4 Recursos Humanos

3.7.4.1 Recrutamento

Não consta recrutamento em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

3.7.4.2 Seleção

A seleção feita para ocupar os cargos de nosso setor foi feita toda por meio de concurso público, através de um edital de convocação para o concurso, exceto nos casos dos médicos especialistas, no caso do ultrassonografista e radiologista, que são inseridos na prestação ao município de Penedo por meio de contrato de trabalho.

3.7.4.3 Treinamento

Não consta treinamento em nossa empresa, ver nas recomendações (ver p. X).

3.7.4.4 Desenvolvimento Humano

Não consta desenvolvimento humano (Ver nas recomendações) p.

3.7.4.5 Qualidade de Vida

Nossos servidores recebem PASEP que é disponibilizado pelo governo federal, e outros benefícios existentes são como direito adquiridos – Decênio .

3.7.5 Tecnologia da Informação e Comunicação

Comunicação não existe (Ver nas recomendações) p. e os softwares utilizados pelos servidores do Centro de Diagnóstico assim como os equipamentos de informática são ultrapassados e desatualizados.

3.7.6 Ferramentas de Qualidade

3.7.7 Controles por Resultado

3.8 CONSIDERAÇÕES

3.8.1 Recomendações

3.8.1.1 R1

3.8.1.2 R2

3.8.2 Sugestões

3.8.2.1 S1 da R1 (uso do 5W2H)

3.8.3 Parecer

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICES

APÊNDICE A

APÊNDICE B

ANEXOS

ANEXO 1

ANEXO 2

...

Baixar como  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »