TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Em Saúde

Ensaios: Planejamento Estratégico Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Curso: MBA Executivo em Saúde – 15

Facilitador: Professor Paulo Baldner

Participantes

AdrianoMaiolini

Andresa Cristina Medeiros de Souza Barros

Luis Cláudio Sartori

Natalia Sueli dos Santos

Talissa Fernanda Santos Adala

1- Nome:Hospital SOBRAPAR Crânio e Face.

2- Ramo de atividade:tratamento cirúrgico e reabilitação de pacientes com deformidades craniofaciais congênitas ou adquiridas: 70% são crianças e 30% adultos. O hospital realiza 1.200 cirurgias/ano, com uma média de 100 cirurgias mês. Os tratamentos são de longa duração podendo chegar até os 20 anos de idade. Para os casos de correção de lábio leporino pode haver necessidade de até sete intervenções cirúrgicas.

3- Principais fatos relevantes desde sua fundação:fundado em 1979 pelo Dr. Cássio Menezes Raposo do Amaral e o apoio do professor John Marquis Converse, presidente da American SocietyofFaciallyDisfigured. O hospital SOBRAPAR Crânio e Face é uma instituição privada, de natureza filantrópica e de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.O hospital SOBRAPAR Crânio e Face, com nota 9,55 ficou entre os seis melhores hospitais do Estado de São Paulo, segundo a mais nova Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde foram avaliados 630 hospitais que atendem pelo SUS. Na frente do hospital SOBRAPAR Crânio e Face estão apenas os hospitais de câncer de São Paulo e Barretos, Hospitais Estaduais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Américo Brasiliense.

4- Estrutura:o hospital SOBRAPAR tem sede própria e possui uma estrutura totalmente equipada para a realização de procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte.

Setor Sala/leito

Centro cirúrgico 3 salas

Ala de internação 19 leitos

UTI pediátrica 2 leitos

RPA (recuperação pós anestésica) 5 leitos

Ambulatório interdisciplinar 7 salas

Ortodontia 4 salas

Nasofaringoscopia, Audiometria, Fotografia. 3 salas

Farmácia 1 unidade

Central de Materiais 1 central

Laboratório de pesquisa 1 laboratório

Brinquedoteca 1 brinquedoteca

Sala de vídeo conferência. 1 sala

Apartamentos 10 (2 leitos)

5- Número de empregados:atualmente, o hospital conta com um quadro de 120 colaboradores.

6- Número de filiais, se houver:não se aplica – única unidade.

7- Possíveis fusões, aquisições, parcerias:o hospital é mantido por meio de transferências financeiras do Governo Federal(60% - SUS) e por doadores (40% - Instituição Filantrópica), incluindo recursos extras advindos deum bazar permanente localizado dentro da instituição.

8- Empresa familiar ou profissionalizada:profissionalizada, com apoio familiar.

9- Liderança autoritária ou participativa:participativa.

10- Clima organizacional:cooperativo.

11- Posição da empresa no setor em que atua (pode ser estimado):única referência hospitalar na região para cirurgias craniofaciais, atuando em três frentes de trabalho: assistência, ensino e pesquisa.

12- Fornecedores:(i) materiais em consignação para as cirurgias (placas e parafusos – insumos essenciais/obrigatórios e fatores limitantes para a realização dos atos cirúrgicos; (ii) insumos médicos, odontológicos e de enfermagem; (iii) medicamentos; (iv) outros.

13- Concorrentes:hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais –HRAC, localizado em Bauru, ou seja, muito distante da região de Campinas. Assim, considera-se o hospital isento de concorrência na região de Campinas.

14- Clientes corporativos:não se aplica.

15- Visão:ser uma instituição de referência nacional e internacional com auto sustentabilidade até 2020.

16- Negócio restrito:prestação de serviços médico-hospitalares, com ênfase em Cirurgias Craniofaciais.

17- Negócio estratégico:reabilitação estética, provendo inclusão social e qualidade de vida.

18- Missão:reabilitar pessoas com deformidades craniofaciais, integrando-as à sociedade, e promover o bem-estar por meio da atuação interdisciplinar de qualidade, com ética e humanização.

19- Valores:(i) Qualidade - Manter sempre o pioneirismo e a excelência na assistência, ensino e pesquisa; (ii) Evolução - Ser agentes da evolução tendo como foco o paciente, familiares, profissionais e colaboradores; (iii) Responsabilidade Social - Buscar a integração do ser humano, respeitando a sua individualidade, ambiente e comunidade; (iv) Sustentabilidade - Promover um ambiente colaborativo, apoiando objetivos, transformando em ações e gerando uma gestão autossustentável; (v) Ética- Acolher de forma ética e humana, promovendo o respeito mútuo entre colaboradores e clientes.

20- Análise de cenário:

Cenário Tendência Oportunidade Ameaça

Político Forte influência regulatória e de financiamento do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Captação de recursos financeiros federais e estaduais. Redução do número de doadores (pessoas físicas) de recursos financeiros para o hospital.

Econômico Estabilidade da moeda brasileira frente ao dólar, com pouca variação neste cenário. Manutenção de estoque adequado de placas e parafusos, possibilitando maior número de procedimentos cirúrgicos, com redução dos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com