TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Situacional

Ensaios: Planejamento Estratégico Situacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

1. Estabeleça a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e Planejamento tradicional. Aponte as características principais de cada um. (2,0 pontos).

R: O Planejamento Estratégico Situacional, diz respeito à gestão de governo, à arte de governar. Quando nos indagamos se estamos andando para onde queremos, se fazemos o essencial para chegar nossos objetivos, estamos dando início ao debate e problema do planejamento. A grande questão incide em saber se consistir em arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, assim como a força da correnteza de um rio, ou se sabemos aonde chegar e concentramos nossas forças em uma direção definida. O planejamento visto estrategicamente, não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoas, organizações ou países.

Os artifícios mais tradicionais de planejamento são bem normativos, impessoais e se dizem neutros, já que se pretendem amparados na “boa técnica de planejamento”. Observemos como se estruturam teoricamente tais visões: Existe sempre um ator que planeja e os demais são simples agentes econômicos com reações completamente previsíveis. O planejamento implica um “sujeito” que planeja normalmente o Estado, e um “objeto” que é a realidade econômica e social. O primeiro pode dominar o segundo. As reações dos demais agentes ou atores são previsíveis porque seguem leis e obedecem aos prognósticos de teorias sociais bem conhecidas. Análise é pré-condição para o planejamento, ele é verdadeiro e objetivo, deste modo, único possível, não esclarecimentos alternativos dos demais atores. O sistema gera incertezas, contudo são numeráveis, previsíveis enquanto tais, não há possibilidade de surpresas não imagináveis. O fator social que planeja não controla todas variáveis, no entanto as variáveis não controladas não são necessarias ou determinantes, não tem um desempenho criativo ou são controladas por distintos atores.

2. De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário? (3,0 pontos).

R: O Planejamento Estratégico Governamental é uma instrumento científico necessário para progresso do Estado de forma positiva. O desenvolvimento deste instrumento está fundamentado em etapas importantes como levantamento de dados, no processo decisório e planejamento das ações a serem tomadas, a seguir, o acompanhamento e importando para sucesso das ações e decisões, por meio de indicadores científicos. Este instrumento está diretamente relacionada as relações entre Estado e sociedade; aptidão e novas adaptações da estrutura administrativa do Estado; desenvolvimento de processo decisório participativo, entre outras. Sabemos que a estruturação de um Planejamento Estratégico Governamental é um grande desafio para um governo, porém este processo deve ser implemento na procura do Estado Ideal. Deixando bem claro que o Planejamento Estratégico Governamental não pode ser apenas enfocado no fator econômico, como os Planejamentos Estratégicos de instituições privadas, no entanto sim aspectos sociais e de caráter universal.

3. Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”? (4,0 pontos)

R: Os recursos que usamos para marcar a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com