TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E DO SITUACIONAL: DEFICIÊNCIAS, COMPARAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES Antonio Luiz Tonissi Migliato – USP Edmundo Escrivão Filho – USP

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos

Tutor: Anderson Barros

Aluna: Fabiana Nogueira

RA: 14122111

Unidade: Pólo Caraguatatuba

O artigo descreve as diversas metodologias do Planejamento Estratégico Empresarial, de diferentes autores, pois, conforme vimos nessa unidade, "não existe uma metodologia universal de Planejamento Estratégico".

O Planejamento Estratégico Empresarial é muito importante tanto para empresas grandes como pequenas, por causa da grande concorrência que aumenta a cada dia, sempre observando os ambientes externo e interno, para se mantenham no mercado e adquiram estabilidade.

Uma das deficiências do PEE é que, geralmente, o planejamento é feito somente pela alta administração da empresa, os executivos, diretores, fechados em seus escritórios, sem verificar os demais ambientes internos, os outros funcionários, operários, auxiliares, etc. Provavelmente ocorrerá uma falha porque são outros funcionários que implementarão o planejamento. Portanto, não deve-se separar o pensamento da ação.

Outra deficiência é que no PEE a empresa tem que prever o futuro e controlá-lo (o que acredito ser impossível).

Planejar por etapas agendadas para um determinado momento, é outra falha, pois isso inutiliza a criatividade.

O Planejamento Situacional é fundamentado na realidade e considera as diversas explicações, conhecimentos e valores pessoais, pois, cada um tem uma percepção e uma explicação diferente sobre uma mesma realidade.

Mesmo com diversas percepções, o PES permite a assimetria das explicações das mesmas perguntas com diferentes repostas.

E como são vários objetivos conflitantes, é necessário as forças sociais, onde o recurso de quem planeja possa ser controlado por outros.

O Planejamento Estratégico Empresarial fundamenta-se no determinismo e no suposto controle por um agente e o Plano Estratégico Situacional considera um sistema semicontrolado e aberto a diferente palpites e opiniões.

Enquanto o PEE define o conceito de etapas, o PS define e explica o conceito de momentos (situações, como o próprio nome diz), ou seja, sem começo nem fim definidos.

Ambas metodologias apresentam deficiências, o ideal seria aliar as duas, pois o que o artigo nos mostra é que há indícios de que o PES possa contribuir com o PEE.

Acredito realmente que o PEE é necessário em qualquer empresa mas se juntar alguns métodos do PES será perfeito, principalmente porque no PES enxerga-se a realidade e as diferentes visões de um mesmo planejamento ou dificuldade (ambiente interno). Não temos como prever o futuro, é necessário acompanhar o momento, o que acontece no presente, na economia e no social (ambiente externo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com