TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODERAÇÃO COM VISUALIZAÇÃO EM TARJETAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO SITUACIONAL

Por:   •  29/5/2017  •  Monografia  •  13.353 Palavras (54 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 54

SUMÁRIO

1.0 – INTRODUÇÃO..............................................................................................        5

2.0 - DESENVOLVIMENTO...................................................................................        6

2.1 - Moderação de processos grupais com visualização em tarjetas..................        16

2.1.1 - O papel do moderador na moderação.......................................................         17

2.1.2 - A construção do Fio Condutor..................................................................  18

2.1.3 - A visualização em tarjetas……………...………………………………......... 19

2.2 - Moderação Como Ferramenta Facilitadora do PES....................................          21

2.2.1 - Acompanhamento do processo de moderação do PES...........................          24

3.0 - METODOLOGIA..........................................................................................  25

4.0 - ANÁLISE.....................................................................................................  26

5.0 - CONCLUSÃO………………………………………………….........................  30

6.0 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................  33

7.0 – ANEXOS.....................................................................................................  34

  1.  INTRODUÇÃO

A gestão pública é construída a partir das matrizes teórico-metodológicos e reverbera o modus operandi de governos e sua relação com os cidadãos. O Estado a partir deste contexto pode ser um catalizador dos interesses da população, por meio de uma gestão democrática e participativa.

O Objetivo deste trabalho é prenunciar a Moderação com Visualização em Tarjetas como Ferramenta Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional – PES, como uma potente ferramenta metodológica para o processo de planejamento, de forma participativa, horizontal, flexível e executável. A hipótese que se levanta é que o trabalho na gestão pública a partir do uso do PES facilita a vivência democrática e estabelece o compartilhamento de ações de forma horizontal, em que todos são igualmente importantes na tomada de decisão, e a Moderação com Visualização em Cartela é um ferramenta que vêm facilitar e democratizar ainda mais esse processo.

        Embora o tema fale da técnica de moderação visualizada, fez-se necessário a inserção das concepções de planejamento estratégico, onde a pesquisa bibliográfica aplicada nos leva a diferenciação do planejamento estratégico tradicional e do Planejamento Estratégico Situacional – PES, o último, fundamentado pelo Professor Carlos Matus (1996), traz o enfoque da participação, governabilidade e visão de futuro, podendo ser utilizada em qualquer organização da sociedade, englobando as decisões formuladas em grupos, por atores sociais diretamente envolvidos em determinado processo.

        Para afirmarmos a importância da moderação visualizada em tarjetas no Planejamento Estratégico Situacional – PES demonstramos que o método tradicional de planejamento torna-se ineficaz para os dias de hoje, que se depara com mudanças governamentais/ institucionais complexas, e este método é determinista e ignora as mudanças externas, além de não ter como foco a participação dos envolvidos no assunto ou problema. Ao contrário do PES que tem seu enfoque participativo.

        A moderação com visualização em tarjetas dialoga com a concepção participativa do Planejamento Estratégico Situacional, por isso, este trabalho está fundamentado inclusive em experiências de gestores que utilizam a metodologia em seus processos de Planejamento Estratégico Situacional – PES.

        Compartilhando a moderação em tarjetas com PES, conforme aprofundado na base da pesquisa, atentamos para as compatibilidades quando ambos dispõem em participação de atores envolvidos, transparência, confiança, responsabilidade. A composição de ambos agrega em resultados positivos e compensadores no âmbito da gestão pública como foi afirmado pelos entrevistados (as) e pelos autores (as) pesquisados (as) que apontam a qualidade dos resultados quando da organização do PES não tratar apenas de decisão futura mais também do futuro e acompanhamento das decisões.

        Na Moderação de processos grupais com visualização em tarjetas, não há hierarquia nas discussões, as tarjetas fomentam a comunicação de forma horizontal e multissetorial, a participação é garantida mesmo para aquele não costuma opinar por timidez. As ideias e propostas são consensuada pelo grupo, e tornam-se responsabilidade dele. Suas técnicas serão descritas no decorrer do trabalho que apresenta os conceitos e concepções, além do primordial papel do moderador.

        Como consequência o vínculo da Moderação como Ferramenta  Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional – PES, entendendo-o como um processo que demanda discussão grupal de forma participativa e transparente, como já fundamentado, exige um acompanhamento, a reflexão do que verdadeiramente não é superfulo, e ainda traz o ator como a fugura principal do processo.

        Enfim, este estudo foi realizado com intuito de afirmar que a  Moderação com Visualiação em Tarjetas  é a ferramenta mais indicada como instrumento facilitador na organização do processo de construção do Planejamento Estratégico Situacional – PES, de forma participativa, horizontal onde todos os atores atuam de foma igualitária em opiniões e assumindo responsabilidades no processo, conforme registrado, exposto após ser consensuado por todos nas tarjetas, elaborando-se um plano de ação factivel de acordo com a visão da realidade.

2.0  DESENVOLVIMENTO

Para falarmos em Moderação com Visualização em Tarjetas como Ferramenta Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional, se faz necessário entendermos o que é o próprio Planejamento Estratégico Situacional – PES e em seguida falarmos da Moderação com Visualização em Tarjetas, como funciona, suas regras e o que proporciona e vantagens da sua aplicação no Planejamento Estratégico Situacional – PES.

O Planejamento Estratégico e Situacional se trata do que queremos, quais caminhos devemos seguir para chegar ao que queremos e o que é necessário. Dizemos então que o Planejamento Estratégico Situacional – PES é gestão de governo. Percebemos que temos um problema a ser resolvido planejadamente. Analisado de forma estratégica, planejamento é a ciência e a arte de criar métodos viabilize maior governabilidade enquanto pessoas, países ou organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.8 Kb)   pdf (500.1 Kb)   docx (122.1 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com