TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Projeto de pesquisa: Planejamento Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

Eu, Tainara da Rocha de Souza, estudante do 4º semestre do curso Bacharelado em Administração da UNOPAR, venho por meios desse portfólio mostrar os conhecimentos que obtive nesse semestre.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Planejamento Financeiro 4

2.2 Desenvolvimento Orçamentário 4

2.3 A Necessidadede de se cruzar o planejamento com a execução real...................4

2.4 Ferramentas de Análise de Investimentos.............................................................5

2.5 Princípios Básicos do Valor do Dinheiro no Tempo...............................................6

2.6 Tributos: Indicar o fato gerador, a competência tributária; base de cálculo e alíquota........................................................................................................................6

2.7 Tendência do Mercado Brasileiro para o Setor de Móveis....................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional.

Na sua acessão moderna, o conceito de finanças nasceu nos anos 1950. Desde então, esta área tem ultrapassado muitas outras das mais tradicionais da Economia, em número de estudantes, professores e, principalmente, na quantidade e qualidade da produção científica. A maioria dos professores de Finanças leciona em cursos de Administração, em que a abordagem característica é normativa, isto é, um decisor seja um investidor individual ou gerente empresarial, busca maximizar uma função-objetivo, seja em utilidade ou em retorno esperado, ou agregar valor para o acionista, para um dado preço de título obtido no mercado.

DESENVOLVIMENTo

O planejamento financeiro é uma parte importante do trabalho do administrador. Definindo os planos financeiros e orçamentos ele estará fornecendo roteiros para atingir objetivos da empresa. Além disso, esses instrumentos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismos de controle, estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.

O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada.

Compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa.

A demonstração do Resultado do Exercício Projetado, é à semelhança do balanço patrimonial, de caráter obrigatório e periodicidade máxima anual.

Faz parte dos relatórios contábeis obrigatórios de uma empresa e é preparado pelo contador, a partir de dados fornecidos pela empresa durante a sua operação.

É como se fosse um “filme” da empresa que os conta a evolução dos resultados durante um determinado período de tempo.

Esta demonstração representa o resultado financeiro do período considerado, e de como foi obtido esse resultado, através da discriminação correta das receitas e despesas.

Se o fluxo de caixa é importante para o planejamento e boa gestão de uma empresa, o fluxo de caixa projetado é mais importante ainda. Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, como o próprio nome diz, é uma projeção, utilizando previsões de gastos e receita para que se possa identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou até mesmo a sobra de capital. Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesa e receita e se precaver de momentos em que a arrecadação possa ser inferior à saída de caixa. Com isso é possível também negociar melhores prazos junto a credores e fornecedores.

O objetivo o fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisões, prever a necessidade de capitação de recursos ou até mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a liquidez. Sendo assim, não resta dúvida de que o planejamento é a parte mais importante do fluxo de caixa sendo a projeção de despesas e receitas uma poderosa ferramenta de gestão a médio e longo prazo.

Planejar é definir antecipadamente; é traçar um plano a fim de alcançar o que se planejou. O planejamento do fluxo de caixa propõe a ação de medidas preventivas.

É de suma importância que o planejamento elaborado por uma determinada mpresa se coincida com a execução da mesma, fazendo assim com que todos os seus métodos traçados sejam executados de maneira correta.

O valor presente líquido (VPL), é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada,menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milhão hoje não valeriam R$ 1 milhão daqui a uma ano, devido ao custo de oportunidade de se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupança para render juros.

A Taxa Interna de Retorno (TIR), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.

O payback descontado é parecido com o simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com