TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Dissertações: Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO ...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………8

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo demonstrar que a Empresa Port Carros, ao realizar uma pesquisa de mercado para operar em um novo segmento de negócios, estará analisando a importância de um planejamento financeiro e orçamentário.

Esses planejamentos são de vital importância para a empresa, pois representam suas decisões estratégicas, e como a empresa fica comprometida com eles, os resultados poderão refletir por vários anos. Uma análise detalhada dos projetos poderão tornar-se primordial para a sobrevivência e crescimento da empresa.

A Empresa analisará também financiamentos e empréstimos relacionados a este tipo de negócio e as expectativas econômicas no cenário econômico brasileiro.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa a ser citada, Empresa Port Carros, está ligada ao setor de automóveis, encontra-se enquadrada pelo fisco no Lucro Real e deseja ampliar seus negócios. Para isso precisa realizar um novo planejamento financeiro.

De acordo com o SEBRAE MG, planejamento financeiro trata-se de traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática, ou seja, planejar as finanças da empresa e criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Com base na figura acima, tem-se uma exemplificação de modelo de planejamento financeiro e processos de controle.

A Empresa Port Carros pode desenvolver um processo de planejamento composto por etapas que vão desde a concepção dos objetivos e metas da empresa, formulando planos de curto ou longo prazo.

Durante o processo de planejamento, os orçamentos são combinados. Se houver um aumento nas vendas e levar a uma escassez na projeção de caixa, a administração pode adotar medidas para obter os recursos necessários com maior economia. (Weston, 2000).

Segundo o SEBRAE MG, esse período dá-se o nome de Fluxo de Caixa (FC), um tempo suficiente para a projeção do capital de giro.

De acordo com ARANTES (2010), metodologias tradicionais de análise de projetos de investimento geram como resultado, indicadores financeiros que permitem avaliar, entre outros, o tempo de retorno (payback), a rentabilidade (TIR – Taxa Interna de Retorno) e o valor que esse projeto irá adicionar a empresa (VPL – Valor Presente Líquido). O VPL depende das técnicas de FC descontado para ser aplicado. Pode ser resumido como sendo a somatória dos fluxos de caixa descontados, tanto os negativos quanto os positivos, com a seguinte equação:

Onde o FC é o fluxo de caixa para o período t, K é a taxa de desconto do projeto e n é o tempo de vida útil do ativo. Utilizando o exemplo inicial, o VPL pode ser calculado da seguinte forma dada no exemplo abaixo.

Com base no método do VPL pode-se concluir que o projeto além de remunerar o custo do capital envolvido gera um excedente de caixa que pertence aos sócios da empresa. Esse método gera o seguinte critério de análise de orçamento de capital: se o VPL > 0 o projeto deverá ser aceito e se VPL < 0 o projeto deverá ser rejeitado.

O período do payback indica em quanto tempo um determinado investimento irá retornar, ou seja, indica qual o prazo que o investimento inicial será recuperado. Quanto menor for o período de recuperação do investimento melhor.

Para NOGUEIRA (2011), uma coisa preocupante que os empreendedores têm de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Obviamente, o risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento podendo alterar a economia da empresa. Partindo deste princípio a empresa poderá oferecer aos clientes modalidades de compra que facilitem a saída do seu produto:

- Empréstimo (um serviço pelo qual uma instituição financeira empresta dinheiro para que o cliente mediante cobrança de juros pelo serviço).

- Financiamento (se parece com empréstimo,necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a empresa).

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com