TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Exames: Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................9

REFERÊNCIA............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho ressalta a importância do processo de planejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que leva a economia sofrer uma serie de variação. Diante desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito. O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial, de modo a dar o aval para política de crescimento e outorgar sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para a continuidade da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

A Empresa Port Carros analisando a possibilidade de operar em um novo segmento de negócios: Revenda de Carros Novos e Usados, e vieram algumas questões a serem discutidas para o negócio ser viável ou não. Aí que vem o Planejamento.

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática.

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Logo para atingirmos estes objetivos temos que analisar os seguintes Demonstrativos Orçamentários: Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado representa os fatos que ocorreram durante um exercício social em razão das operações realizadas pela empresa, tendo em vista o seu objeto social, com a finalidade de evidenciar o resultado líquido daquele exercício social. A demonstração do resultado observa o princípio da competência e evidencia a formação dos vários níveis de resultados, mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas do Líquido.

A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo). E o Fluxo de Caixa Projetado este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade (ZDANOWICZ, 1992). Assim, sem um controle eficaz dentro de uma organização, a avaliação da atividade se torna difícil, não possuindo informações sobre a rentabilidade e sobre o grau de liquidez da empresa. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. É através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa, bem como as decisões que envolvem investimentos e financiamentos.

Portanto, a necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado.

Para isso existe as Técnicas de Análise do Orçamento de Capital:

Valor Presente Líquido(VPL):é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

Taxa Interna de Retorno: é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.

Payback Descontado: é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento considerando assim o valor e o dinheiro no tempo.

RISCOS E RETORNOS

São dois fatores que andam lado a lado, não há possibilidade aumentar o retorno de um investimento sem que seja aumentado o risco. A analise das relações entre o risco e retorno é o principal fator para um possível investimento. No mercado financeiro não há investimento sem certo risco, alguns mais outros menos, mais todas as operações envolvem risco para os investidores, os investidores só aceitam aumentar o risco se o retorno for mais favorável que o risco da operação.. Risco é algo impossível de ficar fora das operações financeiras. Mesmo sendo impossível eliminar os riscos nas operações é possível mensurar o risco de forma que possa ser favorável para os investidores, também é possível diversificar os investimentos.

FINANCIAMENTOS, EMPRÉSTIMOS E LEASING

É uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato.

A financiadora então pode cobrar ou não cobrar juros sobre o valor financiado de acordo com o valor e o tempo de pagamento, ou mesmo não realizar a cobrança do valor financiado em caso de financiamentos não-reembolsáveis. Empresas podem realizar financiamentos para angariar recursos para novos equipamentos ou realizar uma expansão enquanto pessoas físicas pode realizar financiamentos para comprar imóveis, automóveis, entre outros bens de grande valor. Já o leasing é uma operação com características legais próprias, não se constituindo operação de financiamento. Nas operações de financiamento, o bem é de propriedade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com