TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Ensaios: Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DO RAMO TÊXTIL E DE VESTUÁRIO

O presente trabalho tem como objetivo estruturar o processo de planejamento estratégico de uma empresa que atua no setor de vestuário brasileiro. O processo de planejamento estratégico é de grande importância, pois é por meio dele que são traçadas as grandes diretrizes que as empresas seguirão no médio e longo prazo. É também bastante complexo e requer grande conhecimento da indústria, dos concorrentes e de si mesmo. O trabalho está estruturado em três partes sequenciais organizadas de maneira a facilitar a linha de raciocínio.

A primeira parte tem como objetivo mapear e compreender a indústria e as forças que nela atuam, além de buscar entender os tipos de empresas e grupos estratégicos que são mais bem sucedidos. Após ter esta visão mais geral, a segunda parte visa entender a posição relativa da empresa dentro da indústria, procurando entender quais as fontes de diferenciação que criam vantagens competitivas à empresa, quais são suas competências essenciais, suas forças e fraquezas. Por fim, a terceira parte consiste na formulação do planejamento estratégico de fato, determinando onde focar o crescimento, quanto (metas) e como crescer. A terceira parte é finalizada por meio da elaboração de um plano de implementação da estratégia, que visa por em prática os planos frutos do planejamento estratégico.

As análises que aqui se encontram utilizam metodologias e ferramentas reconhecidas que buscam estruturar a linha de raciocínio utilizada durante o projeto, muito embora na prática as ferramentas podem não ter sido utilizadas explicitamente. O caso estudado neste trabalho é baseado no estágio do autor, executado na empresa Fashion Co. (nome fictício), e possui caráter prático. Por questões de confidencialidade a identidade da empresa e alguns dados foram ocultados ou alterados.

Resumo: É preciso ter como objetivo estruturar o processo da empresa que atua, esse processo é de grande importância por ser através dele que serão passadas as grandes diretrizes ou faze que seja seguido pela empresa seja ele em médio ou longo prazo.

É necessário ter grades conhecimentos no setor em que atua assim como o andamento do concorrente.Esse trabalho é uma sequencia de três importantes fazes, sendo 1º Saber com objetivo o mapear e o compreender da indústria assim como a força que nela atua buscar entender os tipos de empresas e grupos mais bem sucedidos.

2º Visa entender a posição relativa da empresa dentro da indústria, procurando saber quais pontos que criam vantagens competitivas à empresa. Saber quais pontos diferencia e criam vantagens competitivas, como sua força e fraqueza.

3º Essa é a parte da elaboração estratégica que visa por em pratica os planos frutos de planejamento estratégico.

Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.

As 7 Etapas do planejamento estratégico

1.Definir: visão e missão do negócio

Visão

É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.

Fórmula base para definição da visão:

Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.

Missão

A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.

Fórmula base para definição da Missão:

Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.

2. Analisar o ambiente externo

Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com