TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Mecadologico

Dissertações: Planejamento Mecadologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ – CAMPUS NOVA AMÉRICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING E VENDAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Prof. Belmiro Costa

Aluno: Rogerio de Lima Medeiros – Matr.: 201110052502

Posicionamento Estratégico do Biscoito Globo

Pasmem! O produto que faz tanto sucesso no Rio nasceu em São Paulo. Milton Ponce Fernandes, trabalhava na padaria Globo, No bairro do Ipiranga, quando resolveu usar a receita do biscoito de polvilho da casa para, junto com três irmãos, criar a própria marca.Não tem um ponto de distribuição e nenhum local de venda definido. Mas é seguindo essa receita que em 2003 os biscoitos completaram 50 anos de êxito no Rio de Janeiro. Todos os dias a pequena fábrica despeja nas ruas de 10 a 15 mil pacotes de seu único produto.

A distribuição é feita por centenas de vendedores ambulantes - nenhum contratado da empresa. Eles compram embalagens com 50 unidades e saem vendendo os saquinhos pelos sinais de trânsito e praias. O slogan é sempre o mesmo: "Biscoito Globo, salgado ou doce". Hoje o dono Fernandes não quer saber de crescimento: “perderíamos o controle sobre a produção” hoje com 20 funcionários, tem um faturamento acima dos 100 mil mensais.“A marca é muito forte, e o sistema de vendas é simplesmente perfeito”. Perfeito e simples como um biscoito de polvilho. Não há investimento direcionado para o Marketing. Há sim uma divulgação, mas gratuita e bem artesanal, como nos principais estádios do Rio, o Maracanã, e o Engenhão, através dos vendedores.Produto essencial na praia, o biscoito Globo ganhou uma nova embalagem para ser comercializado em escolas. É de plástico e faz com que o biscoito tenha uma durabilidade maior, cerca de 30 dias. Esse foi o único investimento, além, claro, da sua infraestrutura.Existem ainda diversos produtos com a marca Globo, como bolsas, camisetas, capas para celulares, cangas, mas a empresa não ganha com isso, pois não licencia a marca, apenas autoriza a utilização como forma de Marketing. Para Milton Ponce Fernandes, um dos sócios da empresa, somente a visualização da marca já é uma das melhores propagandas. “As pessoas chegam aqui, pedem autorização para usar a marca e eu permito. É assim mesmo, um contrato verbal”.

De qualquer modo, a marca ainda não possui registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Apesar de já ter realizado um pedido – somente em 2001, quando a marca já contava com 48 anos -, uma marca regional de alimentos do Paraná, Moinho Globo, contesta a inclusão da marca. Desde julho de 2008, o instituto registra a situação de ambas as marcas ainda como pendentes.

Reposicionamento Estratégico do Sorvete Itália

A marca do Sorvete Itália que ganhou fama pelos sorvetes em copinhos coloridos, vendidos por ambulantes nas praias do Rio de Janeiro, está no mercado a mais de trinta anos. Hoje possui mais de 21 lojas espalhadas pela cidade e uma unidade no Balneário de Búzios.

A venda dos sorvetes em copinhos na praia de Ipanema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com