TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Organizacional

Casos: Planejamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Operacional do Subsistema de Recrutamento e Seleção

Alessandra Carvalho

Kátia

Renata Guedes

Brasília 05/04/2011

Planejamento Operacional Recursos Humanos

Este planejamento tem como objetivo a organização, o desenvolvimento, a coordenação e o controle de técnicas capazes de representar o meio que permite às pessoas que com ela colaboram, alcançar os objetivos institucionais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.

Brasília 10/02/2011

Introdução

Uma análise focada do planejamento operacional consiste em desenvolver a organização através de recursos de captação de pessoas com perfis específicos e competências determinadas, com o objetivo de diminuir a rotatividade de funcionários no Grupo.

O planejamento operacional do subsistema de recrutamento e seleção baseia-se no conceito básico do RH como ferramenta essencial dentro da organização para conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positivas e favorável à organização.

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO DO SUBSISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Abertura de Vaga:

A abertura de vaga é solicitada pelo gerente da área através de memorando, conforme modelo que consta no anexo 1. Esse documento deve estar assinado pelo Gerente da área, pelo Gerente Geral e pelo Gerente do RH. O recrutamento se iniciará apenas depois que esse documento estiver assinado. Após abertura da vaga, o setor de recursos humanos elaborará um processo seletivo de acordo com a análise funcional do cargo em questão.

Processo de Recrutamento e Seleção

 Seleção Interna: Consiste em buscar dentro da empresa profissionais com habilidades e competências exigidas pela vaga em aberto. Para o recrutamento interno poderemos utilizar a divulgação por cartazes no mural, avisos, internos, documento de inscrição ou indicação direta do chefe do setor. Nessa divulgação deixaremos claros todos os requisitos indispensáveis para participação no processo seletivo.

Esse tipo de seleção motiva os colaboradores a procurar crescimento, pois podem ver com clareza os critérios para mudança do cargo.

Sua vantagem é aproveitar melhor o colaborador e trazer maior motivação interna. A desvantagem é não renovar o quadro de funcionários com pessoas que já tenham experiência e cria rivalidade gerando ciúmes do candidato escolhido.

 Seleção Externa: Consiste em recrutar candidatos disponíveis no mercado de trabalho com ou sem experiência, para as vagas em aberto. Essa busca pode ser realizada através de sites de busca e abertura de vaga, agências de trabalho, anúncio de jornais, entre outros. Sua vantagem é trazer novos talentos e idéias novas para a empresa. Requer melhor seleção e é mais trabalhoso e demorado, podendo durar até 2 semanas.

Após análise do cargo em aberto, será decidido à melhor forma de recrutamento, podendo o setor lançar mão de meios como:

• Divulgar a vaga no site do SINE www.sine.gov.br e colher currículos. Para ter acesso a esses currículos temos dois cadastros no CPF da Alessandra e Renata. Também pode-se cadastrar a vaga pelo telefone 3226-4230

• Divulgar a vaga em sites de recrutamento que temos cadastro como:

o Curriculum: www.curriculum.com.br

 Apelido: rhnaoumplaza;

 Senha: rhnaoum ou e99710-051

o Catho www.catho.com.br

 Login: rh1@naoumplaza.com.br

 Senha: 888888cc

o INFOJOBS: www.infojobs.com.br

 Login: rh@naoumplaza.com.br

 Senha: rhnaoum

o Emprego certo: www.emprego.com.br

 Login: rh@naoumhoteis.com.br

 Senha: LK102630

• Divulgação de vagas em universidades e faculdades, hoje temos o contato com:

o Iesb: falar com Manoela no telefone 3448-9818 e enviar e-mail para manoela@iesb.b ou rosangela.lima@iesb.br . O anúncio irá para o site www.iesb.br e para o e-mail institucional dos alunos da instituição.

o Contato PROJEM UCB: Falar com Eloina ou Marcus no telefone 3356-9076 e enviar e-mail com dados da vaga para eloina@ucb.br, mteixeira@ucb.br

• Contato com empresas de educação profissional;

o Prime cursos de garçom, recepcionista e copeiro.

Contato: Carneiro-Telefone 3321-2377;

o SENAC EMPREGOS: Contato com Jamir- Telefone: 3217-8833 e enviar planilha para divulgar vaga.

o Curso Real de Garçom. Telefone 3323-5404, falar com Professor Marinho;

o SENAI de Taguatinga que tem cursos de panificação e confeitaria, manutenção, entre outros. Telefone 3353-8700.

• Contato com sindicatos e associação de classes de trabalhadores.

o Sindicato das indústrias de alimentação de Brasília, falar com Leda no telefone 3361-6260, ela possui contatos de padeiros e confeiteiros;

o Sindicatos de empregados de limpeza urbana do DF, falar com Gil no telefone 3321-6805.

o Sindicato de limpeza do DF, telefone: 3224-0447.

• Contatos com Rádios que anunciam no ar as vagas de emprego:

o Atividade FM anuncia as vagas no programa na policia e nas ruas de 6 horas da manhã Até as 8 horas, entrar em contato com no telefone 3035-1010;

o JK FM no telefone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com