TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Organizacional

Trabalho Universitário: Planejamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento estratégico

Com um elevado risco em comparação aos demais tipos de planejamento, o estratégico é formado pela cúpula empresarial onde serão analisados quais os pontos fortes e diferenciais da organização e utilizá-los como vantagem operacional e competitiva. Os pontos fracos, como o objetivo de eliminá-los. Conhecer e usufruir das oportunidades externas, onde não tem controle, podendo favorecer a ação estratégica desde que aproveitada satisfatoriamente, as ameaças que também são forças externas, onde se deve conhecer e evitá-la desde que observada em tempo hábil.

Por fim com a elaboração de um plano de trabalho, onde será designada a maneira de desempenhar as tarefas, os recursos a serem investidos, passar os objetivos e fazer com que haja o entendimentos aos demais funcionários, o controle das atividades e o tempo determinado para o desempenho das metas

ANSOFF (1991) afirma que o planejamento estratégico deveria oferecer respostas a duas necessidades, a saber:

• Necessidade de preparar a empresa para um futuro que não seria simples projeção do passado; e

• Necessidade de preparar a empresa de maneira abrangente e sistemática.

. Existem diversos trabalhos de autores revelando conceitos sobre a palavra “planejamento estratégico”, porém uma dessas definições destaca-se por sua riqueza de detalhes e clareza.

Para Oliveira, planejamento estratégico:

O processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada. (2009, p.17)

A empresa deve estabelecer pilares para o planejamento estratégico, onde irão definir as opções de escolha da empresa que determinarão a tomada de decisão.

Segundo OBERT (1991), são três esses pilares essenciais para a estratégia: “a rentabilidade, o crescimento e a segurança. Assim, a empresa precisa apoiar suas decisões em busca dos melhores resultados desses três pilares.”

OBERT (1991), explica que a empresa deverá criar um plano de ação os seus pilares.

a. A rentabilidade, prevendo quais serão as atividades da empresa, qual o volume de negócios que essas atividades permitirão atingir, quais os resultados esperados.

b. O crescimento, quais os mercados que irão desenvolver a produção necessária e os investimentos necessários.

c. A segurança, prevendo, quais serão os futuros equilíbrios financeiros, as suas fontes de financiamento e a sua tesouraria.

A velocidade com que as mudanças no meio onde estão inseridas as empresas e organizações vêm ocorrendo, faz-se necessário que as respostas às questões levantadas pelos responsáveis pelo planejamento sejam cada vez mais rápidas, precisas e eficientes.

Para SIQUEIRA (2005, p.17), “a agilidade no acesso e processamento de informações estratégicas e a flexibilidade organizacional são os requisitos indispensáveis a sua sobrevivência e ao monitoramento do ambiente operacional”. Também afirma que, no que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com