TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamentos Organizacional

Monografias: Planejamentos Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento

O planejamento e uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, podendo assim avaliar os caminhos, construir um preferencial futuro, estruturando e adequando e reavaliado todo o processo a que o planejamento se destina.

Podemos afirmar que o planejamento surge através de uma necessidade de gerenciar um projeto, um plano de resultado formal do planejamento sendo o documento com registro das intenções, isto serve para definir quando, onde e como as ações deveram acontecer.

O planejamento Tem sido praticado desde que as pessoas começaram a pensar nas implicações futuras das escolhas de hoje. Quando a sociedade se tornaram altamente organizadas e complexas, passou a ser considerado uma parte integrante da liderança e da administração.

O planejamento nada mais é, do que um conjunto de decisões que o administrador torna a realizar o futuro de seu empreendimento em sua atividade que envolve a identidade das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam os negócios.

Planejar significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e dos meios necessários para a realização desse objetivos com máxima eficiência.

Planejamento Estratégico

O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de idéias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na implementação dessas ideais que a organização vai obter o melhor da estratégia.

É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes.

Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

Planejamento Tático

planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).

Planejamento Operacional

Já os planeamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com