TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Organizacional

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

2.4 Planejamento Organizacional

2.4.1 Conceito

Para Faria (2000) e Maximiano (2004) planejamento é definido como sendo o processo de tomar decisões no presente que contribuirão para atingir um futuro desejado.

Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer, e quem deve fazer. O planejamento é como uma ponte estendida entre o ponto onde estamos e o ponto aonde desejamos ir. Possibilita a ocorrência de coisas que de outra forma não ocorreriam. (KOONTZ, 1974, p.85)

Na mesma linha, “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.” (KWASNICKA, 1995, p.169). Pode-se afirmar também que “embora raramente se possa prever o futuro exato e embora fatores que escapam ao controle possam interferir com os planos mais bem idealizados, sem o planejamento os acontecimentos ficam ao sabor do acaso.” (KOONTZ, 1974, p.85)

Sendo assim, verifica-se que o processo de planejamento é essencial nas organizações, através dele podemos nos preparar para um futuro de incertezas. Da mesma forma, é fundamental para que se possa atingir um objetivo final e conseguir superar obstáculo que muitas vezes organizações sem planejamento não conseguem superar.

2.4.2 Objetivos e Metas

De acordo com Maximiano (2004) os objetivos são a parte fundamental dos planos. Eles são o caminho para atingir o resultado desejado e é aquilo que nos orienta. Da mesma forma Kwasnicka (1995) afirma que a falta de objetivos é uma das principais causas de fracasso no planejamento, “pois eles são ingredientes que dão significado à organização e a razão pela qual ela se forma.” (KWASNICKA, 1995, p.176) “Objetivos, ou metas, são os fins para os quais se dirige a atividade. Eles representam não apenas o ponto final do planejamento, mas também, como já foi dito, fim em direção ao qual se encaminham a organização [...]” (KOONTZ, 1974, p.89)

Os objetivos indicam aquilo que basicamente deve ser feito, onde colocar ênfase principal, e o que se deve realizar através do conjunto de diretrizes, procedimentos, normas, orçamentos, programas e estratégias. (KOONTZ, 1974, p.99)

Nota-se, portanto, que estipular as metas e os objetivos no processo de planejamento é fundamental para que possamos trilhar o caminho do sucesso nas organizações e sem eles o proposito da mesma fica sem sentido.

2.4.3 Estratégias

“Uma estratégia é um plano, ou curso de ação, que estabelece as formas de competir ou de realizar a missão, as prioridades, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo da organização.” (Maximiano, 2004, p.138) De acordo com Maximiano (2004), as estratégias são diferentes e variam de acordo com o estilo da organização. Algumas enfrentam seus concorrentes e outras evitam esse confronto. Algumas procuram ser diferenciadas e autenticas, mas outras já preferem o anonimato e a copia de produtos dos concorrentes. Algumas focam no crescimento, outras se acomodam com a estabilidade, outras até mesmo diminuem seu tamanho.

Da mesma forma podemos afirmar que “Usar de planos estratégicos nada mais é do que encontrar os meios de se colocar uma empresa, em situação de vantagem sobre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com