TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL DA ASSOCIAÇÃO E PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE - SOBRAL, CEARÁ, BRASIL.

Por:   •  17/6/2015  •  Artigo  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL DA ASSOCIAÇÃO E PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE - SOBRAL, CEARÁ, BRASIL.

Francisco Wagner Fernandes Gomes[1][2]

RESUMO

O presente trabalho objetivou-se apresentar as principais características organizacionais, planejamento e a gestão estratégica da Associação de Pais e amigos dos excepcionais- APAE- Sobral. Foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE, localizada à Rua Maestro Acácio Alcântara, 231, Junco, Sobral, Ceará. O estudo foi feito a partir de entrevistas com funcionários, voluntários e usuários dessa instituição do Terceiro Setor. As entrevistas aconteceram entre os dias 17 a 21 de setembro de 2012. Os questionamentos feitos com a entrevista baseavam-se em obter dados a respeito da gestão estratégica e do planejamento organizacional dessa instituição. Como em todas as organizações do terceiro setor, uma instituição local está subordinada uma instituição nacional, com a APAE- Sobral não é diferente ela está vinculada à Federação Nacional das APAES (FENAPAES), esta tem como um dos seus principais nós críticos a serem resolvidos, a questão da sua sustentabilidade institucional. Suas principais fontes de recursos são: as mensalidades pagas por suas filiadas, a realização de campanhas institucionais de captação de recursos e convênios com organismos nacionais e internacionais. Suas principais despesas consistem no pagamento de pessoal qualificado para melhoria do atendimento as suas filiadas; na realização de três grandes eventos nacionais. O presente trabalho permitiu concluir que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE – Sobral apresenta um modelo de gestão democrática e participativa. Apresentou uma gestão estratégica voltada para obtenção de recursos para o atendimento da população usuária de forma eficaz, efetiva e eficiente e tem todas as ações planejadas e voltadas para preservar a dignidade e a integridade dos jovens e crianças com necessidades especiais, preservando seriamente a parceria com o governo municipal, supermercados e principalmente buscando sempre a obtenção de doações da Sociedade Civil.

Palavras- chave: Estratégia. Gestão. Organização. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - Sobral foi fundada em 11 de dezembro de 1990, sendo constituída por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos com necessidades especiais. Atualmente atende, aproximadamente, 275 pessoas com necessidades especiais, com a faixa etária de 0 a 42 anos de idade, das mais variadas deficiências, em seus dois turnos de funcionamento (APAE, 2012). A instituição prima pela sua habilitação, reabilitação, socialização, qualificação e inserção na busca plena da cidadania, além de assegurar a qualidade de vida, possibilitando sua independência e possível autonomia.

Com isso, garante sua participação efetiva na comunidade em que está inserida. Esta função é exercida através de um processo sócioeducativo que se desenvolve a partir da entrada da criança na instituição. Tem por finalidade coordenar localmente as políticas de saúde mental e garantir o acesso de todo e qualquer pessoa a todo e qualquer serviço de saúde da rede de saúde em condições de igualdade sem qualquer descriminação e oferecer atenção em saúde que integre várias dimensões da vida do individuo através de múltiplos âmbitos de intervenção (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) e a integração das ações em saúde mental e outras políticas sociais e facilitar os processos de gestão social estimulando a participação da Sociedade Civil organizada na deliberação das políticas de saúde.

A APAE de Sobral é atualmente o maior centro de convivência e reabilitação de crianças e jovens com necessidades especiais da região norte do Ceará, e sua localização na maior cidade da região favorece e facilita a captação de recursos. Dessa forma, necessita de uma boa gestão e um bom planejamento para que seus objetivos sejam atingidos.

O presente trabalho objetivou-se apresentar as principais características organizacionais, planejamento e a gestão estratégica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE- Sobral.

2 METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE, localizada à Rua Maestro Acácio Alcântara, 231, Junco, Sobral, Ceará.

O estudo foi feito a partir de entrevistas com funcionários, voluntários e usuários dessa instituição do Terceiro Setor. As entrevistas aconteceram entre os dias 17 a 21 de setembro de 2012.

Os questionamentos feitos com a entrevista baseavam-se em obter dados a respeito da gestão estratégica e do planejamento organizacional dessa instituição.

De acordo com Mintzberg et al (2000) apud Souza  a estratégia é um plano, um guia  a ser seguido para sair do local onde se encontra e atingir um objetivo. É um padrão onde a empresa baseia-se em ações passadas para agir no futuro.

A gestão estratégica se dá por meio de uma melhor forma de gerenciar as estratégias, ou seja, gerenciar e acompanhar com um olhar atento como a organização age, e aonde ela quer chegar, atingindo os objetivos e despistando os concorrentes.

Souza (2012) ressalta que estratégia pode ser entendida como uma forma de aperfeiçoar processos e de usufruir as oportunidades para alcançar os objetivos e evitar impactos negativos em uma empresa.

Já o planejamento organizacional é o conjunto de planos elaborados pela empresa, contendo as ações que visam alcançar determinados objetivos, em um planejamento organizacional, fica evidente toda a cultura organizacional, metas, ações e objetivos de determinada instituição.

A partir das entrevistas realizadas Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Sobral pôde-se conhecer melhor o funcionamento desta organização não governamental como também entender o fator social que está por detrás das instituições do Terceiro Setor.

3. RESULTADOS

Como em todas as organizações do terceiro setor, uma instituição local está subordinada uma instituição nacional, com a APAE- Sobral não é diferente ela está vinculada à Federação Nacional das APAES (FENAPAES), esta tem como um dos seus principais nós críticos a serem resolvidos, a questão da sua sustentabilidade institucional. Suas principais fontes de recursos são: as mensalidades pagas por suas filiadas, a realização de campanhas institucionais de captação de recursos e convênios com organismos nacionais e internacionais. Suas principais despesas consistem no pagamento de pessoal qualificado para melhoria do atendimento as suas filiadas; na realização de três grandes eventos nacionais (Olimpíada Nacional, Festival Nacional Nossa Arte e Congresso Nacional); na realização de cursos com o objetivo de qualificar a Rede APAES e nos seus custos fixos de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com