TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de transações de franquias

Projeto de pesquisa: Planejamento de transações de franquias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o planejamento de funcionamento de uma franquia, para que possa expandir no mercado.

A palavra franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao fraqueado o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

É obrigatório a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições do negócio jurídico, embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.

A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi Yázigi Internexus em 1950.

2 DESENVOLVIMENTO

O primeiro passo para ter e manter uma franquia de sucesso, com o objetivo de expandir os negócios dos franqueados, é a realização do marketing.

Essa realização deve atender ás necessidades de toda a rede, visando á visibilidade nacional da franquia.

As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como rede de revendas de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.

A ferramenta específica para fidelização de clientes que da a possibilidade de entender melhor no mercado é o Marketing de relacionamento é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores.

A finalidade de marketing de relacionamento é criar valor e satisfação no cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes, as técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de suma importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas.

A função maior da fidelização é a retenção de clientes, com ações que evitem a perda para a concorrência e ao mesmo tempo aumentem o valor dos negócios que eles proporcionam a fidelidade dos clientes traz muitas vantagens financeiras as empresas.

Então o princípio 80/20 (criada pelo economista italiano VILFREDO PARETO) diz que 80% das consequências advêm 20% das causas, como por exemplo: segundo o economista italiano 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% da receita de uma empresa provem de 20% do clientes.

Quando iniciamos um negócio na internet ou em qualquer outro lugar, devemos ter um nicho de mercado específico pois então estaremos a comprometer o nosso futuro negócio.

Ao tentar alargar o seu mercado, também aumentará os custos de publicidade, estoque ou horas de trabalho, em vez de dedicar a maior parte do tempo aqueles 20% que representam a grande fatia de lucro da empresa, ofereça um atendimento mais personalizado e estará um grande passo em relação á concorrência, até poderá atuar sobre outros nichos dentro da mesma empresa mas lembra-se que cada nicho específico necessita de um tratamento específico.

Para ser um bom empreendedor, o foco é sempre convencer o cliente de que o produto oferecido pode atender suas necessidades e que sua qualidade é excelente, fazendo assim que o cliente opte por comprar o produto em sua loja.

É primordial conhecer profundamente todos os detalhes do produto, sendo capaz de oferecer ao cliente uma análise das funcionalidade, benefícios e deficiências das marcas. Assim, o cliente vai perceber que você consegue indicar qual o melhor produto, de acordo com suas necessidades.

Seja transparente na hora de passar informações do produto para o cliente. A simpatia, clareza nas palavras, ser prestativo a qualquer dúvida do cliente sobre o produto que está sendo escolhido faz com que a empresa seja referência em qualidade de prestação de serviços.

Faça de cada negociação uma oportunidade de aprendizado.

Um diagnóstico organizacional permite investigar como a organização se comporta a partir de seus pressupostos básicos. Além disso, é interessante perceber como as suas instituições se organizam e planejam o seu negócio. Analisar na prática toda organização e verificar se a mesma se encontra estruturada estrategicamente para atender as demandas do mercado.

Realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. Consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Ao realizar um diagnóstico numa empresa, as decisões serão mais importantes e fundamentais, similarmente seria como diagnosticarmos uma doença em fase inicial e tratá-la a tempo.

Um diagnóstico empresarial pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteio geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.

A tomada de decisão caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar sua ação, então não será um diagnóstico que poderá piorar o estado de uma empresa, é necessário coragem em visualizar a importância da mudança e suas consequências.

Na elaboração de um diagnóstico o consultor é a peça chave, pois através de suas análises, na coleta de informações, identificará os problemas, determinará suas causas, avaliará os recursos humanos e suas qualificações, na busca de soluções adequadas.

Um diagnóstico empresarial tem como objetivo elaborar um inventário dos pontos fortes e fracos de uma empresa em todos os seus aspectos.

Há empresários que, por irresponsabilidade, excesso de otimismo, falta de conhecimento e de orientação, ou uma combinação disso tudo, iniciam a concessão de franquias antes de haver testado suficientemente o conceito de negócio que pretendem franquear. Ou sem um mínimo de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com